COMISSÃO DIOCESANA
para Proteção de Crianças, Adolescentes, e Pessoas vulneráveis
Ciente das palavras do Papa Francisco que “crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e prejudicam a comunidade dos fiéis e, que, para que esses casos, em todas as suas formas não ocorram mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, acompanhada de ações concretas e eficazes que envolvam todos na Igreja (...)” (VELM, Introdução, § 2).
Decreto de Instituição da Comissão
...essa Comissão Diocesana se esforçará por garantir que todas as instituições católicas e áreas eclesiais que realizam seu trabalho pastoral no território desta Diocese sejam um lugar seguro e livre de abuso sexual, principalmente para menores e pessoas vulneráveis que participam de suas atividades.
Resposta da Igreja
«Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte» (Mt 5, 14).
do Papa Francisco Motu Proprio “Vos estis lux mundi”
Carta do Papa Francisco ao Povo de Deus, de 20 de agosto de 2018
para Tutela de Menores
“O cuidado Pastoral das Vítimas de Abuso Sexual”
Membros da Comissão
Considerando que o Santo Padre, o Papa Francisco, através da carta apostólica “Vos estis lux mundi” (VELM), de 7 de maio de 2019, determinou regras que estabelecem novos mecanismos para a proteção dos menores e pessoas vulneráveis.
Fale Conosco
Ao entrar em contato com a Comissão preencha todos os campos e descreva sua mensagem. "Os denunciantes e informantes devem fornecer os elementos referentes ao caso de forma mais detalhada possível" Regulamento, Art. 10.
Lembre-se que ao entrar em contato com a Comissão não se deve mentir.
Seu e-mail vai direito para o Presidente da Comissão. O Sigilo é garantido.