Resumo: Escudo dividido ao meio, na transversal. Uma parte azul e a outra vermelha. Em baixo, um corte ondulado que traz um campo verde. Na parte azul nota-se uma estrela em cor prata circundada por doze estrelas em cor dourada. Ao centro da parte vermelha, um feche de palmas preso por três coroas douradas e circundado por uma coroa de espinhos. Sobre o escudo estão a mitra, a estola, a cruz e o báculo pastoral em cor dourada. Abaixo do escudo está a escrita “Diocese de Itumbiara”.

Simbolismo: No escudo sobressaem três campos com três cores distintas. O campo direito superior traz a cor azul recordando a infinitude, a divindade, a imensidão do céu evocando o Pai Eterno, fonte de toda divindade.

O campo inferior esquerdo, de cor vermelha, recorda a missão, a doação e a entrega do clero e dos leigos e leigas da Diocese, evocando o Filho amado do Pai, plenamente envolto em humanidade.

O canto inferior central, em cor verde, faz alusão ao solo fértil e evoca a fecundidade do Espírito Santo, fonte de esperança e vitalidade da Igreja.

Envoltos no campo do mistério divino (azul), está uma estrela prateada, grande, que faz alusão a Maria, estrela e aurora da evangelização, trazendo à mente também o título da cidade de Itumbiara: “Estrela do Sul”. Circundando a estrela prata, sempre no campo do mistério divino, estão doze estrelas douradas,menores, que recordam seja a colegialidade apostólica que a Igreja,comunidade fundada pelo alicerce dos Apóstolos.

No campo da humanidade de Cristo (vermelho),está imersa a Padroeira da Diocese, Santa Rita de Cássia, através do feche de palmas, preso por três coroas, que falam das três coroas de Santa Rita: esposa ,viúva e religiosa. Circundando o feixe, a coroa de espinhos recorda a entrega da vida de todos os bispos, presbíteros,diáconos, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus que vive sua fé na Diocese.

No campo do chão da vida (verde), fecundando tudo está um rio (evocação do Espírito Santo, Água Viva e Fonte de Esperança). Este rio nos lembra o Rio Paranaíba que, apresentando o formato que recorda uma porta, nos lembra que Itumbiara é o Portal de Goiás.

O solo ainda nos remete a realidade da semente que cai da terra: Semeada deve encontrar solo fértil no crescimento. Ainda relembra a esperança,virtude que animou os cristãos na jornada.

A água remete à vida plena e o Santo Batismo. Fonte de Vida e Santificação. O escudo pe encimado pela Mitra, Cruz, Báculo e estola, representando o anúncio do Evangelho sobre o Ministério do Bispo.

A cor dourada da Mitra, da Cruz e do Báculo, representa a força, a alegria e o entusiasmo no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

O báculo pastoral fala necessária unidade entre o Bispo e seu Presbítero na Igreja Particular e traz  à lembrança também todo o Rebanho do Senhor, sobretudo os fiéis leigos, que com unidade com os pastores,anunciam ao mundo, pela palavra e pelo testemunho a Boa Nova da Salvação de Deus,representada pela Cruz dourada, memória clara do Ministério da Salvação,pois os cinco pontos vermelhos lembram as cinco Chagas de Cristo.