InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom José Aparecido preside sua primeira Missa do Crisma na Diocese de...

Dom José Aparecido preside sua primeira Missa do Crisma na Diocese de Itumbiara

02Na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, Dom José Aparecido, bispo diocesano de Itumbiara, presidiu a Santa Missa dos Santos Óleos, com todo o Clero da diocese e o povo de Deus das paróquias e da Catedral Santa Rita de Cássia. Na celebração, o bispo abençoou o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e consagrou o óleo do Santo Crisma.

Em sua homilia, Dom Aparecido também lembrou que na Quinta-feira Santa comemora-se “o dia natalício do nosso sacerdócio ministerial”. Ele recordou ainda que neste dia o pensamento volta ao dia da ordenação de cada padre, isto é, o dia em que “o Bispo nos integrou no sacerdócio de Jesus Cristo, para sermos ‘consagrados na verdade’ (Jo 17,19).

Dom José Aparecido explicou que na liturgia da Quinta-feira Santa, tudo fala de unção. “Unção significa abundância dos dons divinos, efusão do Espírito Santo, consagração, lenimento. Estes são os efeitos espirituais dos sacramentos que empregam os santos óleos. Da oração coleta às leituras, da bênção dos óleos ao prefácio do dia, tudo evoca o tema da unção. Da unção messiânica de Jesus às sucessivas unções sacramentais que recebemos ao longo da nossa vida cristã, tudo fala daquela salvação que a generosidade dos sacerdotes não cessa de distribuir in nomine et in persona Christi”.

Na Missa dos Santos Óleos os padres também renovaram suas promessas sacerdotais. Dom José dirigiu palavras a eles destacando o fundamento da obediência. “A nossa obediência é profunda e radicalmente libertadora. Ela nos liberta de vontades e caprichos incompatíveis com a nossa condição. Ela nos liberta dos gostos pessoais que se tornam obstáculo para a agilidade requerida pela nossa missão pastoral”.

Ao fim da celebração, o bispo fez o descerramento de uma placa de inauguração do altar com imagem de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, com uma relíquia do santo. O altar foi feito pelo cura da Catedral, Pe. José Luiz.

Veja todas as fotos, CLIQUE AQUI

Leia a homilia completa