InícioNotíciasIgreja DiocesanaSérie especial: Chamados à Vocação Sacerdotal: Diácono Lenilson Oliveira

Série especial: Chamados à Vocação Sacerdotal: Diácono Lenilson Oliveira

Lenilson Oliveira é o primeiro jovem diácono da série que apresenta um pouco do chamado dos futuros sacerdotes ordenados no mês de agosto

Em agosto, Mês dedicado às Vocações, a Diocese de Itumbiara ordenou três diáconos transitórios, são eles: Lenilson Oliveira, Erick Meneses e Walisson Rodrigues. O título de diácono é concedido àquele que recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Com ele, os ordenados deixam de ser leigos e passam a integrar o clero.

Para entendermos um pouco mais sobre o chamado de Deus para a vocação dos diáconos recém ordenados, a Diocese preparou uma série de três matérias com o objetivo de levar o povo de Deus a conhecer a vida de cada diácono e o chamado particular que cada um recebeu. Nesta primeira matéria vamos conhecer a história do jovem Lenilson Oliveira, que após oito anos de preparação, um ano de estudo propedêutico, três anos de filosofia e quatro anos de teologia, foi ordenado diácono.

Com 31 anos de idade, Lenilson conta que o chamado em sua vida se manifestou quando ele se preparava para a crisma, na ocasião o jovem colaborava como leitor, na liturgia dos domingos. “Eu tinha 18 anos quando o padre Inazir Marques me perguntou se eu nunca tinha pensado em ser padre. Respondi que não, e que iria prestar vestibular. Ele disse que era para eu fazer, que eu iria passar e a gente iria conversando sobre isso. Em 2008, ingressei no curso de Química, e durante os cinco anos seguintes fiz um acompanhamento com ele e depois com a Pastoral Vocacional da Diocese. Depois de vivenciar mais de perto como era a vida de um sacerdote, percebi que eu era chamado para essa vocação. Então, fui rezando, a Igreja foi confirmando esse chamado, até eu ingressar no seminário propedêutico em 2014 e aqui estou”, explica.

Após a ordenação diaconal, o jovem começa a se preparar para a ordenação sacerdotal, que segundo o Código de Direito Canônico, precisa de um interstício de seis meses, podendo ser suprido pelo ordinário local. Lenilson diz que a previsão para sua ordenação sacerdotal é para o início de 2022. Enquanto não é marcada a data, ele conta da preparação e da importância de ser ordenado sacerdote. “Estou concluindo os estudos no seminário. Quanto a preparação para a ordenação sacerdotal, ainda aguardo o processo, uma vez que são enviadas cartas consultando alguns padres e leigos sobre minha pessoa. Essas semanas de preparação são significativas, porque nelas acontece o processo de assimilação de ser ordenado e ao mesmo tempo de síntese vocacional, isto é, começar a trabalhar em prol da futura paróquia e missão que assumirei”, diz.

Ao ser questionado sobre qual mensagem ele deixa para os jovens que pensam em ser sacerdotes futuramente, Lenilson aconselha que os jovens não tenham medo de se doarem a Cristo. “Quero parafrasear Bento XVI, quando ele convictamente, exprime: ‘Jovens não tenhais medo. Cristo não nos tira nada, pelo contrário, ele nos dá tudo.’ Essa é a mensagem que deixo, não podemos ter medo de nos entregar a Cristo totalmente, porque só nele seremos verdadeiramente felizes”, expressa.

Ordenação sacerdotal
A ordenação sacerdotal é uma celebração religiosa para elevação hierárquica através das ordens sacras. É também um dos sete sacramentos cristãos do Catolicismo.

Por: Ageu Macedo – Estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.