sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 2:51 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: 6º Domingo da Páscoa

Reflexão do Evangelho: 6º Domingo da Páscoa

No Evangelho deste Domingo Pascal, a Igreja nos coloca a continuação da narração da Videira (Jo 15). No texto, o Senhor nos convida a permanência nele pela virtude da caridade. O Amor, nesse sentido, é possibilidade de comunhão com Jesus, a verdadeira videira. Tal amor se estende a relação com o outro. Essa relação de amor com o próximo, é seguimento concreto do novo mandamento de Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei (Jo 15,12)”.

Caríssimos irmãos e irmãs, o Senhor nos ensina a Amar. Ele lembra-nos que o fruto do amor está fixado em dois verbos: guardar e doar. O primeiro, guardar, é dado por ele quando diz: “Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu Amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor (Jo 15,10). O segundo, doar, é dado também por Cristo, que diz: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a sua vida pelos amigos (Jo 15,13).

Que, nesta liturgia, apreendamos a exercer estes dois verbos concretamente em nossas vidas. Que a partir deles, possamos celebrar com júbilo o mistério da Ressurreição do Cristo, nosso amigo e irmão que nos amou primeiro. Que suba a Deus todo poderoso, a nossa doação e que guardemos com fidelidade os mandamentos d’Ele.

Sem. Fabrício Bessa