sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 5:47 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão da Solenidade de Pentecostes

Reflexão da Solenidade de Pentecostes

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje é dia de celebrarmos a festa da Igreja, a festa da unidade, pois celebramos Pentecostes, cujo nome vem do grego “pentēkostḗ” e significa “quinquagésimo” dia. Na Solenidade de Domingo passado, a Igreja no Brasil vivenciou a Ascenção do Senhor, que se elevou aos céus e sentou-se à direita de Deus Pai (Mc 16, 19). O Senhor subiu aos céus, mas deixou a promessa de que estaria conosco até o fim dos tempos. Ele havia anunciado que não estaríamos sozinhos, mas enviaria um novo Paráclito, que nos conduziria na verdade e no amor (Jo 16).

No Evangelho de hoje, somos recordados de que, estando com medo dos judeus, os discípulos receberam a visita de Jesus, que sopra sobre eles e diz: “Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20, 19-22). O Evangelho comunica a entrega do Espírito à Igreja ali reunida e, com as próprias palavras de Jesus, ela é enviada por Ele em Missão: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21). Após essas palavras, Jesus derrama sobre a Igreja o Espírito que a sustenta na Missão e no amor até os dias de hoje, concedendo a autoridade para o perdão dos pecados e para o anúncio do Evangelho! (Jo 20, 23)

Na leitura dos Atos dos Apóstolos, é nos anunciada a manifestação do Santo Espírito em Pentecostes, que ocorreu cinquenta dias após a Páscoa. Naquele dia, estando os discípulos reunidos no cenáculo, o Espírito, outrora derramado por Jesus, se manifesta de maneira sobrenatural. Sob uma forte ventania e aparecendo línguas como de fogo que se repartiam sobre cada um dos discípulos, todos ficaram cheios de Deus. Naquele momento, foi-lhes concedido o dom da compreensão das diversas línguas e todos ali compreendiam cada um a sua linguagem. Enquanto em Babel a humanidade que buscava honras foi dividida pela incompreensão das línguas, em Pentecostes somos reunidos em uma só, a comunhão, a unidade e o amor (Gn 11, 1-9). A linguagem de Pentecostes é a vivência da unidade e do mesmo amor que emana da relação entre o Pai Eterno e o Filho Redentor, o sustento da Igreja inflamada no caminho à Santidade, que é o Espírito Santo.

A Solenidade de hoje é o momento em que a Igreja celebra o início de sua Missão. O Espírito concede a ela os dons e carismas a fim de que ela anuncie ao mundo a glória da Trindade. É pelo Espírito que cada um de nós, enquanto participantes dessa missão, podemos anunciar que Jesus é o Senhor (1 Cor 12, 3b). É sendo movidos por Ele que mais eficazmente contribuímos para o bem da Igreja e para a glória de Deus. Por fim, sermos cheios do Espírito Santo não é somente desejar coisas sobrenaturais, mas é viver na nossa realidade como o Espírito quer que vivamos: reunidos como os discípulos estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem” (Música: Estaremos aqui reunidos – Ir. Míria).

Sem. Fabrício Bessa Ferrera
Pastoral Vocacional – Diocese de Itumbiara