sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 8:49 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaFesta dos Santos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel

Festa dos Santos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel

Hoje, 29 de Setembro, celebramos, alegremente, a Festa dos Santos Arcanjos, Rafael, Gabriel e Miguel. A Igreja herdou do Antigo Testamento a devoção aos anjos, que possui um significado especial: os anjos são mensageiros do projeto de Salvação de Cristo, sendo n’Ele criados e para Ele servidores (CEC 331). Os anjos estão presentes desde a criação (Jó 38,7) e ao longo da História de Salvação do povo de Deus, com a missão própria de anunciá-la e de contribuir para que ela se realize.

Quanto a nós e à Igreja, os arcanjos, cujo nome significa anjo principal, têm a missão de colaborar com nossa caminhada cheia de desafios e batalhas por que passamos rumo ao Céu. Nas batalhas que incorremos contra os inimigos de Deus e da Igreja, os anjos estão a nosso serviço. A Tradição da Igreja confirma que cada um de nós possui o seu anjo individual (CEC 336), mas os arcanjos são anjos que possuem uma missão mais ampla, a de cuidar do povo de Deus como um todo.

Na Festa de São Gabriel, São Rafael e São Miguel, somos relembrados de que a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos santos arcanjos, o que traz a nós a realidade da gratidão que deve ceder lugar em nosso coração. Os arcanjos que são celebrados neste dia nos fortalecem na missão de conservar em nós o presente que é a graça divina derramada em nós. A Igreja brada, com o significado do nome de São Miguel Arcanjo, que vem do hebraico “Mi-ka-El”, “Quem como Deus” (Pio Xll em 8 de maio de 1940), recorrendo à humildade de se reconhecer menor do que o Senhor, para que coloquemos a nossa esperança em sua misericórdia. Ninguém é como Deus, eis a grande profissão de fé. Em nossa jornada, com humildade, recorramos aos santos arcanjos em nossas muitas batalhas, para que tenhamos a certeza de que, no final, a grande batalha já está decidida, a de que Deus venceu, vence e sempre vencerá!

Pastoral Vocacional