InícioNotíciasIgreja DiocesanaEncontro Diocesano de Liturgia: estudo da nova edição típica do Missal Romano

Encontro Diocesano de Liturgia: estudo da nova edição típica do Missal Romano

Pelo menos 100 pessoas participaram do Encontro Diocesano de Liturgia , que aconteceu no dia 21 de abril, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos, promovido pelo Setor Diocesano de Liturgia. O evento tem o objetivo de formar leigos envolvidos nas diversas pastorais afins à liturgia: os ministros extraordinários da comunhão, os agentes da pastoral litúrgica, os cantores, acólitos, coroinhas, etc.

Todas as Paróquias da diocese foram convidadas e quase todas enviaram os seus agentes pastorais. Os formadores foram o Pe. Fábio Carlos, coordenador diocesano de liturgia da Diocese de Anápolis e o nosso bispo diocesano, Dom José Aparecido. Pe. Fábio desenvolveu a história do Missal Romano e Dom José Aparecido a tradução da terceira edição típica do Missal Romano.

O encontro foi preparado pela equipe de coordenação do setor de liturgia, escolhida em uma reunião Diocesana convocada previamente. Ao final do encontro, muitos leigos manifestaram o desejo de que o encontro aconteça mais vezes e, possivelmente, possibilitando a participação de mais pessoas. Pe. Luis Fernando, assessor para o Setor Diocesano de Liturgia, avaliou positivamente o encontro. “De minha parte considero que foi excelente tanto pelo conteúdo quanto pela participação do povo de Deus”.

Fátima Aparecida Alves Martins, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Itumbiara, apontou o encontro como uma verdadeira escola de conhecimento da fé católica. “Foi um encontro muito rico, uma viagem na história de nossa fé católica, de como as primeiras comunidades cristãs se referiam à eucaristia, à comunhão fraterna, de como acontecia a participação das comunidades e a fração do pão nas casas. Neste encontro, pudemos ver como surgiram os primeiros sacramentos, os primeiros livros litúrgicos, as diversas edições do Missal Romano até sua evolução, na versão típica, pois traduzida diretamente e de maneira fidedigna do latim para o português, nesta edição de 2023. Nossa Igreja é a verdadeira Igreja. Conforme citado neste curso, o Missal é uma escola de oração e as ações litúrgicas não são ações privadas e que a lei da Oração orienta a lei da fé. Todos os gestos previstos no missal, achamos na Bíblia. Foi um encontro preparado com muito carinho pelas equipes, muito bem explanado pelo padre Fábio e pelo nosso Bispo Dom José Aparecido que em muito nos encantou com sua sabedoria, humor e pleno domínio do tema”.

Mauro Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Itumbiara, também teve a experiência de, no encontro, conhecer mais nossa Igreja. O encontro que tivemos foi uma ótima oportunidade de conhecermos a história de nossa Igreja, saber por exemplo que, conforme São Justino no Séc. II, desde os primórdios, desde os Apóstolos, os Cristãos se reuniam e celebravam a Sagrada Eucaristia nos mesmos ritos hoje celebrados. No encontro pudemos conhecer a história do Missal Romano e um pouco dos Lecionários, descobrir que tem um IV Lecionário, que eu não sabia, do Pontifical Romano, conhecer os livros sagrados é importante, infelizmente quando falamos para nossos irmãos nomes como Missal e Lecionários muitos (até leitores que leem no Lecionário) não sabem o que são mostrando que todos nós temos muito a aprender e a divulgar. Foi bom conhecer o que é edição típica, que não é novo Missal e sim uma tradução para o português brasileiro diretamente do original, traduzida do Latim e foi bom também saber que o nosso Bispo participou da equipe de tradução e que agora participará da tradução dos Lecionários”, explicou.

Mônica Aguiar, da Paróquia Santa Bárbara, de Cromínia, fez parte da comissão organizadora e participou do encontro. “Foi um encontro muito rico com muitos detalhes que nos ajudaram a entender e apaixonar-se ainda mais pela liturgia”.