InícioNotíciasIgreja DiocesanaEm retiro anual canônico, diáconos da diocese estudam sobre identidade do ministério...

Em retiro anual canônico, diáconos da diocese estudam sobre identidade do ministério e missão além do altar

Dez diáconos permanentes da Diocese de Itumbiara e suas esposas se reuniram no primeiro dia do mês de maio, em Retiro Anual Canônico, que teve o tema “O colaborador do Bispo e do Presbítero: à luz de Santo Estevão, da diaconia à martiria”. Assessorou o encontro, o Pe. José Vitor, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos (GO), cidade onde aconteceu o evento.

Diversos temas foram refletidos no encontro, desde a responsabilidade e identidade do diácono, passando pela Igreja primitiva, sobre as diretrizes e os graus de responsabilidade do diácono. “De acordo com a Santa Doutrina da Igreja e seguindo a realidade da nossa diocese, foram pautados: palavra do Evangelho; caridade, que é o serviço próprio do diácono e a liturgia”, disse o padre. Além desses pontos, ele também falou sobre as responsabilidades do diácono e sua família de visitar os enfermos e as obras sociais, conforme exigem os documentos da Igreja. Padre José Vitor usou também na formação, o Documento 96 da CNBB: Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil – formação, vida e ministério.

O assessor recordou mensagem do Papa Francisco aos diáconos em que ele pede que esses ministros ordenados não resumam seu ministério somente ao altar, mas que visitem e estejam ao lado do povo, isto é, é preciso estar nas periferias. O encontro foi concluído por volta das 16h30 com a Santa Missa. Para o Pe. José Vitor, o evento foi proveitoso.

O Diácono Ney José Cardoso, da Paróquia São Sebastião, de Goiatuba, e coordenador diocesano dos Diáconos permanentes, comentou sobre a importância do encontro. “Foram momentos de espiritualidade e convivência fraternal. Assim como o Senhor chamou Santo Estevão para servir a Igreja até o martírio, nós também, no silêncio do coração, ouvimos sua voz, seu chamado ao discipulado e para a missionariedade, sem nunca perder a identidade do diácono.” Ele destacou a fala do Pe. José Vitor sobre o diácono não servir apenas no altar. “Somos discípulos e missionários. Queremos sempre estar junto a Nosso Senhor e muitas vezes o Senhor não está só no presbitério, mas nas periferias da sociedade, nos rostos dos seus filhos que sofrem as mais diversas exclusões, nos doentes e sofredores. Precisamos aprender Dele a melhor forma de caminhar, vivendo a comunhão, na participação evangélica e na missão eclesial junto ao nosso pastor, o nosso bispo diocesano, Dom Jose Aparecido e todo o clero. O Retiro Canônico é esse tempo favorável de renovação da fé”.

Dom José Aparecido não pode participar do encontro, mas justificou sua falta porque estava participando de outro evento em Goiânia. Em vídeo enviado aos diáconos, ele disse estar muito feliz pela realização do encontro e menos feliz por não poder participar. “Eu gostaria muito que vocês refletissem sobre a Palavra de Deus, sobre o que Deus espera dos diáconos e como podemos servir melhor a nossa Igreja nestes anos que o Senhor nos conceder. Peço a Deus que abençoe o encontro e lhes dê o dom do Espírito Santo com sabedoria e inteligência para apreciar bem todas as coisas e que sejam renovados no ardor pelo serviço da Igreja e que Ele nos abençoe hoje e sempre”.