InícioNotíciasIgreja no Brasil61ª Assembleia Geral da CNBB: bispos fazem reflexões sobre conjuntura social e...

61ª Assembleia Geral da CNBB: bispos fazem reflexões sobre conjuntura social e eclesial do país e sobre o tema central da Assembleia

Neste dia 12 de abril a Assembleia Geral da CNBB caminha para o seu terceiro dia. Hoje os bispos refletem sobre as realidades social e eclesial do país e vivenciam o discernimento sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora a partir da “Conversa no Espírito”. A missa às 7h da manhã foi presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR) em memória dos bispos falecidos.

Os bispos presentes na 61ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, começaram seu encontro anual com um retiro espiritual ministrado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Ele iniciou a reflexão com o tema da sinodalidade, amplamente refletido na Igreja desde 2019 a pedido do Papa Francisco. Parolin destacou as três diretrizes propostas pelo pelo sucessor de Pedro: comunhão, participação e missão. Estes termos representam a essência mais profunda da Igreja e refletem sua origem transcendente. Segundo o prelado, o retiro nos convida a “contemplar em silêncio e saborear nas profundezas do nosso espírito a beleza da Igreja sinodal, como manifestação da própria vida trinitária”.

Nosso bispo diocesano, Dom José Aparecido, participa da Assembleia Geral junto com mais 19 bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal).