sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 11:56 AM
InícioNotíciasIgreja no MundoSérie especial Documentos da Igreja: Lumen Fidei (A Luz da Fé)

Série especial Documentos da Igreja: Lumen Fidei (A Luz da Fé)

O Documento Pontifício Lumen Fidei (A luz da fé) foi a primeira Carta Encíclica do papa Francisco. Publicada em 29 de junho de 2013, a carta trata da fé e é direcionada aos bispos, presbíteros e diáconos, às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos.

Iniciado pelo então papa Bento XVI, o documento foi concluído e assinado pelo papa Francisco. Os objetivos da carta é retomar o caráter de luz, próprio da fé, capaz de iluminar toda a existência humana.

Francisco salienta no texto que “urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor” (n. 4).

Outro ponto refletido pelo pontífice também é sobre a fé como condutor das nossas vidas. “A fé, que recebemos de Deus como dom sobrenatural, aparece-nos como luz para a estrada orientando os nossos passos no tempo”.

O papa cita Dante, em seu livro Divina Comédia, para refletir sobre como esse escritor pensava sobre a fé. A mesma que precisamos ter em dias tão nublados como esses que vivemos em tempo de pandemia.

“Dante, da Divina Comédia, depois de ter confessado diante de São Pedro a sua fé, descre-a como uma ‘centelha/que se expande depois de viva chama/ e, como estrela no céu, em mim cintila’…

“É precisamente desta luz da fé que quero falar, desejando que cresça a fim de iluminar o presente até se tornar estrela que mostra os horizontes do nosso caminho, em um tempo em que o homem vive particularmente carecido de luz”.

A Carta Lumen Fidei pode ser encontrada no site Vatican.Va ou comprado pela internet ou nas livrarias católicas.

Leia documento na íntegra. Clique aqui