sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 8:56 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilPrimeira noite do Seminário Nacional da CF 2023 traz aspectos da realidade...

Primeira noite do Seminário Nacional da CF 2023 traz aspectos da realidade da fome no Brasil

Começou na terça-feira, 27 de setembro, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A formação tem continuidade nos dias 28 e 29 de setembro, de forma on-line, e pode ser acompanhada, às 20h, no Youtube da CNBB e da Edições CNBB.

Na primeira noite do seminário o padre Jean Poul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, acolheu os participantes e explicou que a iniciativa tem por objetivo compartilhar todo o processo de preparação que o Departamento de Campanhas vem fazendo desde 2021, quando os bispos escolherem o tema da fome para a CF 2023.

“É uma alegria recebê-los nesta noite não obstante o tema da fome seja tão doloroso. É muito bom estarmos juntos expressando a nossa comum preocupação por essa realidade que atinge tantos irmãos nossos”, disse o padre Jean.

Padre Jean Poul, assessor de Campanhas da CNBB

Padre Jean recordou que a iniciativa do seminário é para preparar lideranças regionais, diocesanas, paroquiais, comunitárias para desenvolver a Campanha da Fraternidade 2023 em suas realidades concretas.

“Faremos isso através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista de uma ação eclesial sociotransformada”, explicou o padre Jean.

Na sequência, um vídeo de acolhimento do presidente da Conferência, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi apresentado. Nele, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) salientou que mais de 30 milhões de brasileiros convivem com a realidade da fome. “Essa realidade brasileira não deve provocar dor somente na vida daqueles que estão mergulhados na miséria, eles são nossos irmãos e irmãs. A dor dos mais pobres deve ser também a nossa dor”.

Neste sentido, dom Walmor convidou a todos a viver a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema Fraternidade e Fome.

“Que nessa vivência todos escutem e traduzam em gestos – Dai-lhe vos vós mesmos de comer, lema da CF 2023. Escutar a indicação de Jesus é a urgência maior nesse contexto marcado pela fome”, disse.

O seminário contou, ainda, com a assessoria do Dr. Melillo Dinis do Nascimento, que ajudou a realizar uma reflexão sobre as causas da fome no Brasil.

“A fome é uma tragédia no Brasil. Ela faz parte de uma realidade terrível e esse flagelo nos acompanha há muitos anos. Por isso que já é a terceira vez que a CNBB promove o tema da fome, como tema de diálogo, de discussão, de aprendizado e de enfretamento pela sociedade brasileira e pela Igreja Católica”.

Dr. Melillo considerou que o que chama atenção é que um país tão rico como o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos, tenha tanta fome. “Isso exige um desafio ético, político e individual de todos nós”, disse.

Outros convidados também contribuíram para o processo de esclarecimento sobre a fome trazendo, inclusive, iniciativas para a superação da mesma.

Acompanhe o seminário na íntegra: