InícioNotíciasIgreja no Brasil“Levamos o ‘mundo’ para a 61ª Assembleia Geral da CNBB”

“Levamos o ‘mundo’ para a 61ª Assembleia Geral da CNBB”

Após finalizar a Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu de 10 a 19 de abril, em Aparecida (SP) evento que reuniu mais de 400 bispos do Brasil, o bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Francisco Agamenilton Damascena, fez suas considerações sobre a 61ª edição deste que não é apenas um evento, mas o órgão máximo da Conferência dos Bispos do Brasil.
“Levamos o mundo para a 61ª Assembleia Geral da CNBB, isto é, suas alegrias, esperanças, tristezas, vitórias, preocupações, temas diversos como guerras, ecologia integral, desafios da evangelização, pessoas que deixam a Igreja, pessoa que trocam de Igreja, entre tantos outros”, pontuou Dom Agamenilton.

Ao todo, a 61ª AG aconteceu em 27 sessões distribuídas em dez dias. Dom Agamenilton disse que foi tema de destaque, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que neste ano teve a experiência da conversação no Espírito, mesma metodologia usada no Sínodo dos Bispos, em Roma. “Por meio desta dinâmica todos puderam participar, dá a sua contribuição para a atualização das DGAE, que é um trabalho não concluído e esperamos apresentar as novas diretrizes ao Brasil em 2025, após as conclusões do Sínodo dos Bispos. Certamente, as dioceses serão convidadas a dar sua contribuição”.

O secretário do regional destacou também o tema da evangelização da juventude. “Deus nos chama a olharmos com carinho, com atenção e investir nossos esforços, tempo e recursos nos jovens que são o hoje da Igreja. Eles estão nas comunidades, com seus sofrimentos e esperanças, esperando de nós, batizados, de nossos pastores e bispos, a evangelização com toda a força, com vigor, de modo que apresentemos a eles Jesus Cristo – aquele que dá sentido à vida – caminho, verdade e vida”.

O terceiro e último tema de destaque na Assembleia, conforme Dom Agamenilton, foi o cuidado com a vida em todas as suas circunstâncias. “Deus nos deu a vida e fez de nós seus cooperadores no cuidado com a criação, Deus nos deu a vida para multiplicá-la, esse apelo foi muito forte, pois é consequência da nossa fé em Deus criador do céu e da terra”.

O bispo comentou ainda que o regresso à diocese se torna animado por tudo o que foi vivido nesses dias, seja nas orações em comum, momentos de fraternidade, e discussões de temas tão importantes. “Voltamos para a nossa diocese animados e com visão ampliada, depois de tudo o que ouvimos, partilhamos e rezamos juntos, prosseguimos com a evangelização e aplicamos aquilo que ouvimos, pontos que foram esclarecidos e damos continuidade ao nosso trabalho com mais segurança e fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo”.