InícioNotíciasIgreja no BrasilComissão para a Liturgia reflete sobre temas litúrgicos abordados na 61ª Assembleia...

Comissão para a Liturgia reflete sobre temas litúrgicos abordados na 61ª Assembleia Geral da CNBB

Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Pastoral Litúrgica do Regional Centro-Oeste da CNBB, realizou reunião presencial na sede do regional, em Goiânia. Vários assuntos foram tratados, de modo especial, aqueles que tiveram destaque na 61ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu no mês de abril e reuniu todo o episcopado brasileiro.

Entrevistado, o novo coordenador da pastoral litúrgica regional, Pe. Marcos Flávio, sintetizou os temas apresentados na reunião pelo Dom Marcony Vinícius, arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e bispo responsável pela Comissão para a Liturgia do Regional. “Neste ano, na Assembleia da CNBB, foram abordados os temas sobre a terceira edição típica do Missal Romano, temas bem específicos como a lei da oração; sobre os gestos das celebrações; as aclamações; as respostas dos fiéis e sua participação ativa e consciente; sobre a música litúrgica; sobre o espaço sagrado; a celebração litúrgica como um todo”, pontuou o padre.

Foi apresentado ao grupo também, conforme o Pe. Marcos Flávio, as perspectivas da Assembleia Geral da CNBB, por meio da CETEL (Comissão Episcopal para a Liturgia) do futuro da própria comissão com relação à tradução dos rituais de iniciação à vida cristã, batismo, confirmação, os sacramentos específicos como ordem, matrimônio.

Por fim, o grupo tratou do próximo Encontro Regional de Liturgia, que acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia. O tema será sobre o Ano da Oração, em vista do Ano Jubilar 2025 proposto pelo Papa Francisco. “O Santo Padre nos orientou que a Igreja no mundo todo possa meditar sobre a oração, já que estamos nos preparando para o Ano Jubilar”. As inscrições para o evento serão abertas em breve e estarão disponíveis no site do regional.

Fonte e fotos: Regional Centro-Oeste da CNBB