InícioNotíciasIgreja no Brasil61ª Assembleia Geral da CNBB acontece de 10 a 19 de abril,...

61ª Assembleia Geral da CNBB acontece de 10 a 19 de abril, em Aparecida-SP

Começou na manhã desta quarta-feira, 10 de abril a 61 Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP) até o próximo dia 19. O Regional Centro-Oeste (Igreja em Goiás e Distrito Federal) participa com 20 bispos, incluindo nosso bispo diocesano Dom José Aparecido.

A missa de abertura no Santuário Basílica Nossa Senhora Aparecida foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência, Dom Jaime Spengler. Os membros da presidência da Conferência concelebraram: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, Dom Ricardo Hoerpers. Os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integraram a procissão de entrada.

Durante a homilia, Dom Jaime destacou na mensagem central o amor divino, citando as palavras do Evangelho: “De tal modo Deus amou o mundo…”. Ele enfatizou a importância deste amor, expresso no sacrifício de Jesus Cristo. “O amor de Deus parece loucura! Amou-nos de tal modo que deu o seu Filho Unigênito”, declarou Dom Jaime, ressaltando o sacrifício de Cristo na Cruz.

Ainda pela manhã, a presidência da CNBB apresentou seu Relatório anual de atividades ao conjunto do episcopado reunido no encontro. Essa apresentação segue o que determina o Regimento da CNBB, reunindo os ações, agendas e compromissos do período compreendido entre a assembleia anterior e a deste ano.

Pauta

A pauta desta 61ª Assembleia inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), 3 temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Celebrações e retiro

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7h, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril.

Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos será logo nos primeiros dias da Assembleia, dias 10 e 11 de abril. E no sábado, 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17.