quarta-feira, 9 outubro de 2024 ás 7:26 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilMorre dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul (RS),...

Morre dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul (RS), aos 86 anos

A diocese de Caxias do Sul (RS) comunicou o falecimento de seu bispo emérito, dom Nei Paulo Moretto, aos 86, ocorrido na manhã desta Quinta-feira Santa, 6 de abril, em Caxias do Sul. O velório teve início às 12h30 desta Quinta-feira Santa, na catedral diocesana de Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul-RS. A missa de Exéquias será celebrada às 16h de hoje. Após a Missa, o corpo será sepultado no interior da catedral diocesana.

Biografia e trajetória

Filho de Isidoro Domingos Moretto e Paulina Soldatelli, dom Paulo Moretto nasceu em Caxias do Sul, aos 25 de maio de 1936. Estudou no seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, de 1947 até 1953. Licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde foi ordenado presbíter em 2 de julho de 1961.

Iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Foi assistente (1963) e reitor (1964-1965) do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. No Seminário Maior de Viamão foi professor de Filosofia e Teologia (1966-1972), assistente dos seminaristas maiores das Dioceses de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen (1967-1968), vice-reitor (1969) e reitor (1970-1972).

Em 16 de novembro de 1972, dom Paulo Moretto foi nomeado pelo Papa São Paulo VI como primeiro bispo da diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, aos 28 de janeiro de 1973. Três anos depois, em 21 de janeiro de 1976, dom Paulo foi transferido para a diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, permanecendo neste cargo por sete anos. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, sucedeu a dom Benedito Zorzi como o 3º bispo diocesano de Caxias do Sul, função que exerceria ao longo de 28 anos.

Foi vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, presidente do Regional Sul 3 da CNBB por duas gestões, e vice-presidente por uma gestão. Introduziu a causa de beatificação do padre João Schiavo, confirmada em 2017. Foi o primeiro presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, organismo vinculado à CNBB, função que ocupou por 19 anos (1987 a 2006).

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, tornando-o bispo emérito. Recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul em 2011. Seu lema episcopal é “Tudo é graça”.

Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Nei Paulo Moretto

Estimado irmão, Dom José Gilson,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à diocese de Caxias do Sul e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito daquela estimada Igreja Particular, nesta Quinta-feira Santa, 6 de abril.

Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado ao Regional Sul 3 da CNBB, tendo sido seu presidente por duas ocasiões e vice por uma gestão.  Igualmente  importante recordar o seu trabalho para o fortalecimento da Pastoral dos Nômades, organismo ao qual presidiu por 19 anos (1987 a 2006).

Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, e dê ao nosso irmão o descanso eterno.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler