quarta-feira, 9 outubro de 2024 ás 7:19 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilArquidiocese de São Luís do Maranhão sedia encontro da Pastoral do Dízimo

Arquidiocese de São Luís do Maranhão sedia encontro da Pastoral do Dízimo

Sábado, 21 de maio, de 8h às 16h, aconteceu IV Encontro de Formadores do Dízimo do regional Nordeste 5, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, em São Luís (MA). Ao todo, 31 participantes, entre eles representantes das dioceses de Brejo, Bacabal, Caxias, Coroatá e da arquidiocese, que também contou com a presença de dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano e assessoria de José Carlos Silva, da arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Em sua fala aos formadores o arcebispo falou sobre sua experiência com a Pastoral do Dízimo, antes de ser sagrado bispo e relatou também sua experiência de administração nas dioceses de Imperatriz (MA) e em Crato (CE).

“Administrei paróquias onde abrimos mão de ações de venda na época de festejos, para nos dedicarmos apenas à parte espiritual do festejo, pois o dízimo sozinho sustentava a paróquia”, relatou dom Gilberto.José Carlos, formador oficial do encontro, integrante da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese, pertencente a paróquia Santo Antônio, Parque Vitória, falou sobre as três principais dimensões do Dízimo: amor, agradecimento e fé.

“O dízimo começa quando o homem reconhece que tudo o que ele tem vem de Deus e graça de Deus”, afirmou José Carlos, um dos formadores do encontro, lembrando que, na bíblia sagrada, por exemplo, tem aproximadamente 47 citações sobre o dízimo e a maioria no AT (Antigo Testamento). Neste sentido, o dízimo não deve ser comparado com meras questões financeiras. O dízimo deve ser compreendido como um agradecimento por tudo o que já se recebeu.

Confira a notícia na íntegra no site do regional Nordeste 5.