InícioNotíciasIgreja no BrasilPapa Francisco retoma visitas Ad Limina Apostolorum com bispos brasileiros em maio...

Papa Francisco retoma visitas Ad Limina Apostolorum com bispos brasileiros em maio de 2022

A Nunciatura Apostólica no Brasil informou que o Papa Francisco vai retomar, no próximo ano, as visitas “Visita ad limina Apostolorum” interrompidas em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus. Até o momento da suspensão, em março de 2020, apenas os bispos dos regionais Centro-Oeste (entre os dias 10 e 17 de fevereiro) e Sul 2 (17 a 27 de fevereiro) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) haviam sido recebidos pelo Santo Padre e visitado organismos e dicastérios do Vaticano.

De acordo com a Nunciatura, para a definição das datas, foram dentro do possível, consideradas as sugestões apresentadas pela presidência da CNBB após a consulta feita aos Regionais. Também foi considerado o calendário do Santo Padre, em especial no que diz respeito às viagens já marcadas.

Tradição da Igreja

Essa peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos, é denominada de “Visita ad limina Apostolorum”, que significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo a tradição os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na Cidade de Roma.

O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre. Os bispos também têm reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé. No Brasil, a visita é dividida por regionais e o Centro-Oeste está sendo o primeiro a cumprir este compromisso. O regional Sul 4 encerrará, em outubro, as visitas.

No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

Nova agenda de visitas 2022

• 05 de maio, quinta-feira – Sul 3
  • 12 de maio, quinta-feira – Nordeste 1 e Nordeste 4
  • 20 de maio, sexta-feira – Nordeste 2
  • 27 de maio, sexta-feira – Nordeste 3
  • 02 de junho, quinta-feira – Nordeste 5
  • 20 de junho, segunda-feira – Norte 1 e Noroeste
  • 27 de junho, segunda-feira – Norte 2 e Norte 3
  • 09 de setembro, sexta-feira – Oeste 1 e Oeste 2
  • 23 de setembro, sexta-feira – Sul 1 (1º grupo)
  • 29 de setembro, quinta-feira – Sul 1 (2º grupo)
  • 03 de outubro, segunda-feira – Leste 1
  • 20 de outubro, quinta-feira – Leste 2 e Leste 3
  • 28 de outubro, sexta-feira – Sul 4
Foto da capa: Bispos do Sul 2 foram os segundo grupo recebido pelo Papa antes da interrupção da agenda das visitas. Crédito: serviço fotográfico do Vaticano.

Fonte: CNBB