A 21ª Assembleia do Regional Leste 1, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Estudos do Sumaré, foi um momento de reflexão, esperança e união para líderes religiosos e representantes leigos da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro. Sob o tema “Peregrinos da Esperança: Os desafios pastorais diante dos atuais fenômenos religiosos”, o evento visou analisar e abordar importantes questões que impactam a Igreja e a sociedade nos dias de hoje.
O evento teve início com uma missa presidida por dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do regional Leste 1 e concelebrada pelos membros da presidência do regional, Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis e Vice-presidente, e Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e Secretário do organismo, seguida pela cerimônia de abertura, que aconteceu às 20h do dia 16 de novembro. A programação abrangeu uma série de palestras e atividades centradas nos principais desafios pastorais, incluindo discussões sobre o Sínodo e reflexões sobre as Campanhas da Fraternidade, Evangelização e Missionária, bem como o Ano da Oração em 2024.
No segundo dia da Assembleia, o destaque foi para a apresentação de dados do Censo 2023 por Felipe Feijó, Coordenador de Área do IBGE, seguido por uma palestra de dom Antônio Luiz Catelan sobre os desafios para a evangelização diante dos atuais fenômenos religiosos. O período da manhã foi encerrado com um diálogo envolvendo os participantes e uma avaliação das Pistas de Ação 2023 e desafios, conduzida pelo padre Alcindo Martins Milena, coordenador de pastoral da Diocese de Duque de Caxias.
Na parte da tarde, a Assembleia contou com um momento de adoração e vésperas, celebrando o Jubileu 2025 sob o tema “Peregrinos da Esperança”. O evento teve o privilégio de contar com o testemunho de Dom Joel Portella, delegado do Brasil no Sínodo dos Bispos, sobre a etapa universal, realizado em outubro de 2023 em Roma.
O encerramento da Assembleia, que ocorreu no dia 18 de novembro, foi marcado por uma exploração profunda da Campanha da Fraternidade 2024, apresentada pelo padre Adriano Cézar e pelo assessor das Pastorais Sociais do Regional, Tobias Faria. A manhã também incluiu uma síntese do trabalho de grupo e propostas de ação para o futuro e a posse dos novos membros da presidência do regional; dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda como vice-presidente e dom Antônio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, como secretário-geral do organismo.
Além dos bispos do regional Leste 1, a Assembleia contou com a participação dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, dos Vigários Gerais e de representações leigas das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, bem como das pastorais, movimento e organismos organizados a nível regional. Outra presença marcante em nossa Assembleia foi a de Dom George Khoury, eparca da Igreja Católica Greco-Melquita que teve sua sede transferida para o Rio de Janeiro.
Fonte: CNBB