sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 10:25 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas...

Reflexão do Evangelho: Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu

A Igreja de Cristo celebra a festa de dois homens santos e mártires que doaram, com veemência, a vida por amor a Deus e à Comunidade. São eles: São Simão, o Zelotes, e São Judas Tadeu.

Neste dia festivo, a Igreja se orna com vestes vermelhas que, além de indicar uma caridade doadora e viva, nos lembra do sangue derramado por tantos homens pela causa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Tal sangue derramado imita o próprio Cristo que se doou por amor a nós, seu povo.

Como dizia o Bispo São Cirilo de Alexandria, “os Apóstolos foram colunas e firmamento da verdade. A eles, Jesus envia da mesma forma como foi enviado pelo Pai.” Deu-os “a missão de chamar os pecadores à conversão; de curar os doentes de corpo e de espírito; de não procurar, no ministério, sua vontade, mas a daquele por quem foram enviados; e de salvar o mundo por sua doutrina”.

Não é difícil perceber esta realidade nos apóstolos. De modo especial, São Simão e Judas, como nos lembra a Tradição, foram martirizados por não negarem a Jesus quando presos, levados para o templo do Sol e forçados a prestar culto à deusa pagã Diana. Além de não prestar culto declararam que tais divindades eram falsas. Isso levou à ira dos pagãos e, como consequência, a morte dos dois grandes apóstolos.

O Evangelho deste dia nos recorda tudo isso que falamos acima. Jesus, na sua infinita misericórdia, chama aqueles que Ele quer e os ensina a ser totalmente d’Ele em favor dos outros ao ponto de dar a vida, como Ele o fez.

Caríssimos irmãos e irmãs, ao festejarmos a gloriosa festa de São Simão e São Judas, suba a Deus como incenso as nossas preces e que o nosso coração possa se configurar mais ao de Cristo, doando-nos o quão necessário for para a santificação da raça humana e a glorificação de Deus.

Pastoral Vocacional