sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 9:28 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: Festa da Dedicação da Basílica de Latrão

Reflexão do Evangelho: Festa da Dedicação da Basílica de Latrão

Na Liturgia de hoje, a Igreja celebra a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão que aconteceu no ano de 320 e que é situada na Diocese de Roma, na Itália. A Basílica de Latrão é também conhecida por ser a Catedral do Papa, enquanto Bispo de Roma, e ser, também, a “mãe de todas as Igrejas”, que se unem em torno do Vigário de Cristo, o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco. Celebrar essa Festa é celebrar a Igreja Católica, representada pela Basílica de Latrão, que, no mundo, proclama veementemente o glorioso testemunho de fé o de que Cristo é o Senhor e vencedor do Pecado, cuja morada é a alma resgatada pelo seu próprio sangue derramado na cruz, como fonte de misericórdia e Salvação.

Na liturgia da Palavra, na proclamação da leitura da Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo afirma que somos a construção e Santuário da Morada de Deus, cujo fundamento é o próprio Jesus Cristo (1Cor 3,9c-11.16-17). O Senhor nos oferece uma nova condição de vida, a fim de não nos contentarmos com a Sabedoria e com as propostas do mundo material, de modo a nos considerar como construção divina, em que Ele próprio habita e nos convence cada vez mais sobre a nossa dignidade, perdida no Pecado Original, mas restaurada e elevada pela Encarnação do Verbo.

São Cesáreo de Arles, afirma que, depois do Batismo, obtivemos a condição de templos de Cristo. É meditando a Salvação de nossa alma que reconhecemos sermos templo de Deus. Deus não habita somente nos templos físicos, humanos, construídos por nossa mão, mas habita, especialmente, em nossa alma. (Sermo 229,1-3: CCL 104,905-908). Que nós saibamos cuidar de nós, enquanto Santuário do Senhor, que é o Santo dos Santos, por meio de nossa fé, zelando para que as manchas do Pecado, advinda de nossas próprias ações, não destruam a casa de Deus.

Tomemos, neste dia, a consciência de que, enquanto templo onde Deus habita, devemos cuidar para que não sejamos sujos e destruídos pela ação do Pecado. Ao mesmo tempo em que adentrarmos aos nossos templos físicos, deixemos a luz de Cristo iluminar e afastar de nós toda a treva que nos afasta de reconhecermos a nossa dignidade de filhos de Deus, colocando-nos no seio da mãe Igreja, nossa casa, que acolhe e que testemunha a verdade de Cristo que é caminho, verdade e vida.

Pastoral Vocacional