sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 9:52 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: 4º Domingo do Advento

Reflexão do Evangelho: 4º Domingo do Advento

Na liturgia deste quarto domingo do Advento, ainda tomados pela a alegria do domingo anterior, já começamos a entrar no clima do tempo do Natal, nosso coração se enche de esperança, porque eis que o Esperado das Nações, a promessa que o Senhor havia feito, por meio do Profeta Natã, a seu servo Davi: “então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza” (cf. 2Sm 7,12), está se cumprindo. Eis que o Senhor, de geração em geração, garantiu o reinado de Davi (cf. Sl 88,5), fazendo com que seu povo não fosse abandonado e, assim, conduzido ao encontro da felicidade.

É, pois, a realização dessa promessa que São Lucas, no seu Evangelho, hoje, nos dá uma grande notícia: “O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi” (cf. Lc 1,26-27). Alegremo-nos, pois com a Virgem Maria, serva humilde e generosa na resposta a Deus, porque nela foi “encontrada graça diante de Deus” (cf. Lc 1,30) e por isso, o Filho que dela nascerá, “será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim” (cf. Lc 1,32-33). É Ele quem dará a seu povo a estabilidade, a segurança, a paz, a vida em abundância, a fecundidade e felicidade sem limites.

Celebrar este mistério (cf. Rm 16,25), plano de Deus para nossa salvação, é celebrarmos a Bondade e o Amor de Deus por nós, homens de boa vontade, de fazer conhecido e integrar toda a humanidade na família de Deus e trazê-la “à obediência da fé” (cf. Rm 16, 26), conforme ouvimos na segunda leitura. Por isso, cheios dessa alegria, em saber que o Senhor está chegando, conforme prometera, que entoamos nosso louvor de gratidão pelo Senhor se lembrar sempre de sua Aliança (cf. Sl 110, 5) e por sua presença no meio do povo: “Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, porque dissestes: o amor é garantido para sempre! E a vossa lealdade é tão firme como os céus” (cf. Sl 88, 2ª.3). “A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!” (cf. Rm 16, 27).

Pastoral Vocacional