InícioNotíciasIgreja DiocesanaMissa da Unidade: “A missão do padre é anunciar a boa notícia...

Missa da Unidade: “A missão do padre é anunciar a boa notícia aos pobres no sentido literal da palavra e aos pobres de Deus”, destaca Dom Fernando Brochini

A Missa Unidade em que o bispo consagra os Santos Óleos foi celebrada nesta Quinta-feira Santa, dia 6 de abril, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara, pelo nosso bispo Dom Fernando Brochini. Como de costume, a celebração teve a participação de todo o clero, já que neste dia celebra-se também o Dia da Instituição do Sacerdócio Ministerial e da Santa Eucaristia e cada presbítero faz a renovação de suas promessas sacerdotais pronunciadas no dia da sua ordenação. Esta celebração chamada de missa da unidade, expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo.

Nesta Missa, também chamada de Missa dos Santos Óleos, o bispo abençoa o Óleo dos catecúmenos, dos enfermos e consagra o Óleo do Santo Crisma. É um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Dom Fernando, em sua homilia, agradeceu a cada sacerdote pela doação de sua vida em favor do povo de Deus e destacou que sem os padres, não seria possível ao bispo exercer o seu múnus de ensinar e santificar o povo. “Sem vocês a minha missão de educador da fé não poderia acontecer. Ser aquele que perpétua a eucaristia e o bispo não poderia ser um santificador através dos sacramentos”. Dom Fernando disse que cabe ao padre santificar e fazer como Jesus que não desviou o olhar até mesmo daqueles que o cuspiram”. Ele lembrou ainda aos sacerdotes que sua missão é “anunciar a boa notícia aos pobres no sentido literal da palavra e aos pobres de Deus”. O sacerdote, continuou, “foi tirado do meio do povo para ser o ponto que liga a humanidade e Deus. Devemos ser testemunho de unidade e comunhão, pois só seremos fiéis a Cristo quando construirmos a Igreja assembleia orante e testemunhal do reino do Pai”.

Santos Óleos

Óleo dos catecúmenos – Aqueles que serão batizados recebem este óleo que concede a força do Espírito Santo para lutar ao lado de Deus contra os espíritos malignos.

Óleo dos enfermos – Traz conforto e a força do Espírito para os doentes que o recebem na palma das mãos e na fronte.

Óleo do Crisma – Utilizado nas unções consecratórias do batismo e da confirmação; após a ordenação episcopal, sobre a cabeça do novo bispo e na palma das mãos do novo sacerdote, também após a ordenação Presbiteral.

Veja mais fotos

TODAS AS FOTOS, CLIQUE AQUI