InícioNotíciasIgreja DiocesanaIgreja celebra Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Igreja celebra Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Nesta Solenidade do Sagrado Coração Jesus em tempos de Pandemia, somos convidados a confiar em seu amor, em seu coração e aí encontraremos repouso para em paz vivermos, superando todas as adversidades, pois esperamos superar este momento difícil. Esta devoção popular muito nos ajuda na Espiritualidade cristã e a cada batizado a ser fiel ao seu compromisso com o Amor à Cristo.

Histórico

O culto oficial ao Sagrado Coração de Jesus nasceu em 1765. O papa Clemente XIII foi quem concedeu aos bispos da Polônia, a celebração dessa festa litúrgica, que foi estendida ao mundo inteiro na sexta-feira após a Oitava de Corpus Christi, a partir do ano de 1856, pelo papa Pio IX.

Em 1956 o papa Pio XII escreveu a Carta Encíclica Haurietis Aquas sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus e, no ano de 1844 nasceu o Apostolado da Oração, fundado na França, por jovens jesuítas, com a intenção de expandir ainda mais a devoção a partir de um programa de vida eucarístico intenso, além da devoção a Maria e o oferecimento diário, isto é, a súplica e reparação em união com o sacrifício eucarístico, a Santa Missa, a Adoração ao Santíssimo e a devoção com uma das Primeiras Sextas-feiras de cada mês com a celebração de uma Santa Missa. O Apostolado da Oração está fundamentado espiritualmente na disponibilidade apostólica; na relação pessoal e efetiva com ele, simbolizada no seu Coração; e no serviço à Igreja numa rede mundial de oração.