InícioNotíciasIgreja DiocesanaErick Meneses, Lenilson Oliveira e Walisson Rodrigues são ordenados diáconos da Diocese...

Erick Meneses, Lenilson Oliveira e Walisson Rodrigues são ordenados diáconos da Diocese de Itumbiara

Autor

Data

Categoria

No sábado, 7 de agosto, o bispo diocesano de Itumbiara, Dom Fernando Brochini, ordenou para o serviço da Igreja os diáconos Erick Meneses, Lenilson Oliveira e Walisson Rodrigues. A celebração aconteceu na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara, com a participação do clero da diocese e sacerdotes de outras dioceses, diáconos e seminaristas, bem como amigos e familiares dos eleitos.

Após o rito da palavra, os candidatos foram apresentados ao bispo, que os elegeu para o ministério de acordo com o pedido da Igreja e a idoneidade de cada um.

Dom Fernando, em sua homilia, fez comentários sobre as leituras, destacando que Deus sempre quis morar no meio do povo. Primeiro com Moisés para que fosse luz para iluminar os caminhos, gesto de bondade divino em favor do seu povo. Deus também manifestou o desejo de que sua morada fosse bem cuidada. Por isso, ele ordenou a Moisés que chamasse a tribo de Levi a fim de que esta fosse dada a Aarão para que com os seus filhos pudessem zelar pela casa de Deus. A Igreja também é chamada a esse serviço de cuidado. Agora não mais com Moisés, conforme Dom Fernando, mas com o próprio Senhor. O bispo também explicou como surgiu o primeiro grau da ordem. “O povo de Deus percebia uma cultura paganizada no deserto. Com isso, sentia a necessidade de ser acolhida e de ser amada. Dirige-se aos discípulos do Senhor, aqueles que o Senhor havia escolhido e confiado em seus nome para assim constituírem e fundamentarem esse novo povo da nova aliança e assim dizem: olha, nossas viúvas e nossos órfãos estão sendo descurados e os apóstolos então pedem: ‘nos indiquem sete homens de caráter, dignos da confiabilidade da comunidade para que possamos enviá-los como os administradores dos bens do Senhor para que todos tenham os recursos da vida e da dignidade da vida’ e assim se instituiu na Igreja do Senhor o novo povo da nova aliança, o primeiro grau da ordem constituída a serviço pelo povo para que os apóstolos pudessem realmente se dedicar à missão primeira do anúncio de Jesus Cristo como aquele que veio para nos redimir em seu sangue”, explicou.

Os sete primeiros diáconos do Senhor, segundo Dom Fernando, foram constituídos em favor da caridade e da providência dos bens distribuídos por Deus para que nada faltasse. Quando o povo vai se tornando mais numeroso, se encarregaram também do ministério apostólico, sendo catequistas das comunidades, os primeiros anunciadores do querigma da fé, anunciando a presença do Senhor Salvador.

Aos eleitos para o diaconado na Diocese de Itumbiara: Erick Meneses, Lenilson Oliveira e Walisson Rodrigues, Dom Fernando pediu que cuidem da casa do Senhor no zelo da casa física, que significa o coração de cada cristão, sinal evidente de que Deus não nos abandona e quer morar no meio de nós como o próprio apóstolo disse no prólogo do evangelho: ‘e a palavra se fez carne e armou a sua tenda no meio de nós’. Ele quer estar conosco, mas a visibilidade da presença de Deus será manifesta através da visibilidade daqueles que ele chama a si, os consagra, os constitui ministros, portanto, servidores do seu povo, anunciadores da sua palavra, fazendo de todos, discípulos do Senhor.

Após a homilia, seguindo o rito de ordenação, Dom Fernando interrogou os três candidatos a respeito do propósito diaconal. Eles, diante do bispo e da comunidade, exprimiram o propósito de exercer o seu ministério segundo a mente de Cristo e da Igreja, a orientação do bispo. Em seguida, prostrados, durante a prece da ladainha de todos os santos, eles imploraram a graça de Deus em seu favor. A imposição das mãos é outro momento profundo da celebração. Dom Fernando fez esse gesto elevando a prece consecratória. “Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”, rezou o bispo. Ao fim desse momento, os neo-diáconos foram revestidos com a dalmática, veste própria do ministério. Receberam ainda do bispo o livro dos Evangelhos e o abraço da paz. O rito da missa seguiu normalmente em seguida.

O bispo, após a celebração, agradeceu a equipe de formadores do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia, onde são formados os sacerdotes da Diocese de Itumbiara. Ele também pediu ao presbitério da diocese que acolha os novos diáconos.

Palavras do diácono Erick Meneses

O diácono Erick, por sua vez, fez um momento de agradecimentos. “Hoje podíamos gastar muitas palavras, mas claro que nenhuma vai ser suficiente, então, por isso, vou tirar a minha máscara para vocês verem no meu rosto a felicidade estampada. Felicidade de ser de Deus, meu povo. A gente não precisa complicar as coisas. Antes eu tinha a impressão de que ele foi confirmando isso e agora tenho a felicidade de dizer que sou consagrado a ele, que nós somos consagrado a ele e por isso eu só posso dizer louvado seja Deus. Primeiro, agradecemos a nosso bispo Dom Fernando. Sem o seu sim o nosso não existiria. Muito obrigado de coração por ter acreditado na nossa vocação, ter nos enviado, ter elegido cada um de nós e ter nos consagrado. Louvado seja Deus pelas nossas famílias que hoje são testemunhas de uma coisa: de que quando você ama um filho, você tem coragem de deixar ele ir; quando você ama um filho você tem coragem de deixar ele ser de Deus; mas não só um pouquinho de Deus, todo de Deus. Louvado seja Deus pela vida de cada um de vocês familiares nossos que suportaram a saudade, a ausência porque tudo que queriam é que esse momento chegasse e que pudéssemos aproveitar a alegria de servir ao Senhor nos mais pobres e necessitados. Louvado seja Deus pelos nossos formadores, irmãos de seminário, pelos membros das nossas comunidades de origem daquelas que nós fizemos pastoral, pelos padres que cruzaram os nossos caminhos, de modo muito particular os nossos irmãos de presbitério. Nessa caminhada muitas vezes Deus usou a vida de vocês como um dom para nos alcançar. Nós somos alcançados pelo amor de Deus através de vocês muitas vezes. Louvado seja Deus pela vida de vocês. A Deus toda a glória porque nos considerou dignos e fiéis de nos colocar ao serviço dos pobres mesmo sabendo que nós somos uma obra inacabada. Então hoje nós nos consagramos na esperança de que o Senhor vai concluir a obra que ele começou. Obrigado!

Assista ao vídeo da ordenação

Veja mais fotos

 

 

Diocese de Itumbiara
Diocese de Itumbiarahttps://diocesedeitumbiara.com.br/
A Diocese de Itumbiara foi criada no dia 11 de outubro de 1966, pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia; seu território é de 21.208,9 km², população de 286.148 habitantes (IBGE 2010). A diocese conta 26 paróquias, com sede episcopal na cidade de Itumbiara-GO.

Últimas notícias