Em unidade, celebremos o I Domingo da Palavra de Deus neste dia 26 de janeiro

0
597

A partir deste ano, a Palavra de Deus tem um dia especial no Ano Litúrgico. Por meio de Carta Apostólica, o papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus, que será celebrado pela primeira vez neste dia 26 de janeiro.

Com esta iniciativa, o Santo Padre quer motivar a popularização das Sagradas Escrituras entre o povo de Deus. “A Bíblia não pode ser patrimônio só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados. Pertence, antes de mais nada, ao povo convocado para a escutar e se reconhecer nesta Palavra. Muitas vezes, surgem tendências que procuram monopolizar o texto sagrado, desterrando-o para alguns círculos ou grupos escolhidos. Não pode ser assim. A Bíblia é o livro do povo do Senhor que, escutando-a, passa da dispersão e divisão à unidade. A Palavra de Deus une os crentes e faz deles um só povo”, disse o papa Francisco na Carta Apostólica que instituiu a celebração.

Francisco exortou também que este Domingo da Palavra de Deus seja vivido com criatividade. “Estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecumênica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”.

Aos bispos e padres, Francisco pediu que motivem também a celebração e, mais do que isso, promovam a Palavra de Deus como livro do povo. “Nesta unidade gerada pela escuta, primariamente os Pastores têm a grande responsabilidade de explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura. Uma vez que é o livro do povo, todos os que têm a vocação de ser ministros da Palavra devem sentir fortemente a exigência de a tornar acessível à sua comunidade”.

Que este I Domingo da Palavra de Deus nos ajude a ter sempre em mãos e no coração as Sagradas Escrituras.