sexta-feira, 30 agosto de 2024 ás 4:08 PM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom José Aparecido celebra 11 anos de episcopado e um ano de...

Dom José Aparecido celebra 11 anos de episcopado e um ano de sua nomeação para a Diocese de Itumbiara

Neste sábado, 13 de julho, nosso bispo diocesano, Dom José Aparecido, celebrou 11 anos de episcopado e um ano de sua nomeação para a Diocese de Itumbiara. Ele presidiu a Santa Missa em ação de graças na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara. Vários padres da diocese concelebraram com ele. A celebração contou com a participação do povo de Deus, bem como algumas autoridades como o prefeito municipal de Itumbiara, Dione Araújo; o presidente da Câmara Municipal, Neto Karfan; e o deputado estadual José Nelto.

Dom José Aparecido, em sua homilia, lembrou que, quando veio para Itumbiara assumir a diocese, ao entrar no território desta Igreja particular, na cidade de Professor Jamil, ele falou para sua mãe ainda dentro do carro, que já estava em casa e que o povo daqui é sua família e que ele já se sentia parte da família diocesana. O bispo também fez questão de dizer que não é bispo sozinho, mas que conta com a colaboração e apoio dos padres e pediu que o povo reze por eles e pelas vocações.

Após a missa, houve uma recepção com um jantar que teve a participação de sua mãe, alguns padres, e amigos e membros dos conselhos e colaboradores da diocese.

Episcopado do Dom José Aparecido
Foi ordenado bispo no dia 13 de julho de 2013 pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha. Com a transferência do Cardeal para a Sede Primacial de São Salvador da Bahia, Dom Aparecido foi eleito administrador arquidiocesano de Brasília no dia 8 de junho de 2020 permanecendo na função até 12 de dezembro do mesmo ano. Na Arquidiocese de Brasília, ele estava como bispo referencial para o Vicariato Leste, além de referencial para alguns setores, pastorais e movimentos eclesiais. Ele ainda colaborava no governo arquidiocesano, no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília. No Regional Centro-Oeste da CNBB, ele é o bispo responsável pela Renovação Carismática Católica (RCC); CHARIS e Novas Comunidades. Dom José Aparecido é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, de Roma. Seu lema episcopal é “Amoris officium pascere” – apascentar é missão de amor.