Diocese de Itumbiara participa da cerimônia de Posse Canônica do novo bispo de Ipameri-GO

0
1069

Nosso bispo Dom Fernando Brochini e alguns padres da Diocese de Itumbiara, participaram no sábado (24) da cerimônia de Posse Canônica do quinto bispo da Diocese de Ipameri-GO, empossado pelo metropolita da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom Washington Cruz. A celebração contou com a presença de vários bispos, padres, religiosas, seminaristas e de todo o povo de Deus daquela Igreja particular.

Dom Washington Cruz fez agradecimentos em nome da Província pelo longo episcopado de Dom Guilherme na Diocese de Ipameri. Ele também agradeceu Pe. Orcalino Lopes da Silva, pelo tempo em que conduziu a diocese como administrador diocesano. Se referiu ainda a Dom José Chaves, bispo emérito de Uruaçu (GO) que foi o bispo ordenante de Dom José Francisco no diaconado, no presbiterado e no episcopado.

Em seguida, Dom Washington dirigiu palavras ao novo bispo e a todo o povo presente. “Querido Dom José Francisco, que por encargo do Santo Padre começa nesta manhã o ministério episcopal nesta Diocese de Ipameri. Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda sorte de bençãos nos céus em Cristo. Sim meus irmãos e irmãs, não tenham dúvidas, hoje é um dia de bençãos. Todos têm absoluta consciência de que em Dom José Francisco o Senhor está abençoando a Diocese de Ipameri bem como a Igreja do Centro-Oeste e no Brasil. Alegremo-nos irmãos e irmãs porque neste acontecimento estamos fazendo uma profunda experiência da proximidade e da bondade de Deus”, afirmou.

Homilia
Antes de dar início à sua homilia, Dom José Francisco ajoelhou-se e pediu que todos rezassem a Oração ao Espírito Santo. Ao cumprimentar a todos, inclusive seus familiares, amigos e os meios e comunicação que transmitiram a solenidade, ele agradeceu aos presentes, sobretudo os irmãos no presbiterado da Diocese de Uruaçu e os irmãos no episcopado, de modo especial o antecessor Dom Guilherme Werlang. Ao até então administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes, Dom José Francisco disse ter sido uma pessoa fundamental nas orientações, no cuidado, no acolhimento fraterno e, em nome dele cumprimentou os demais padres membros do Colégio de Consultores da Diocese de Ipameri.

O novo pastor da Diocese de Ipameri disse também que quer ser bispo de todos: do Clero Diocesano, dos Religiosos, e de todos os conselhos constituídos. Dos movimentos e pastorais e dos organismos. “Confesso que nunca gostei de receber rótulos em meu tempo de presbítero, nem mesmo em meu tempo de formação. Assim já disse aos meus colegas padres da nossa Diocese de Ipameri quando estive aqui a primeira vez: ‘estarei aberto ao diálogo respeitoso e maduro’, vigiarei para que eu não seja manipulado por pessoas ou grupos, lado A ou B, nem por questões religiosas, muito menos política. Quero respeitar e honrar a memória belíssima da história da Diocese de Ipameri presente neste chão e na vida do povo desde que foi criada em 1956. Nestes 63 anos de criada Deus tem feito maravilhas na vida do seu povo amado que está aqui nesta diocese através dos seus pastores sabendo que Jesus, O Bom Pastor, é quem nos conduz de maneira segura sem medo de nele termos vida em abundância para dar continuidade à sua missão”.

Deus abençoe o novo pastor Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo.

VEJA MAIS FOTOS