sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 6:51 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiocese de Itumbiara celebra 54 anos de sua criação

Diocese de Itumbiara celebra 54 anos de sua criação

No próximo dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, a Diocese de Itumbiara celebrará 54 anos. A data histórica será celebrada em missa em ação de graças presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Brochini, às 7h, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara (GO).

Um pouco de história

A Diocese de Itumbiara foi criada no dia onze de outubro de 1966, pela Bula Pontifícia “De Animorum Utilitate” (Para o bem das almas), assinada pelo Papa Paulo VI, no quarto ano do seu pontificado, desmembrando, assim, a nossa Diocese da Arquidiocese de Goiânia. O processo de criação, porém, teve início em fevereiro de 1965, por obra dos Bispos da Província Eclesiástica de Goiânia- GO.

No documento, as justificativas apresentadas para a medida foram a grande extensão territorial das Províncias Eclesiásticas da época, a expansão demográfica do estado, e, também, os avanços na área econômica, política e social, como a construção de rodovias e da usina hidroelétrica de Cachoeira Dourada, que possibilitou o avanço da industrialização no estado. Portanto, com todos esses dados, a Nunciatura Apostólica acolheu o pedido de desmembramento, e a população católica de Goiás ficou imensamente grata com a notícia da criação de novas sedes eclesiásticas, uma vez que, foram criadas três novas dioceses: Anápolis, Ipameri e Itumbiara.

Saiba mais, clique aqui