No Domingo de Ramos, 28 de março, abertura da Semana Santa, nosso bispo diocesano, Dom Fernando Brochini, presidiu a Santa Missa das 7h na Catedral Santa Rita de Cássia. A celebração não teve a participação do povo devido à pandemia do coronavírus e em obediência aos decretos municipal e estadual. Sobre isso, o bispo comentou que embora não seja possível a proximidade física, nós que acreditamos em Jesus Cristo queremos realmente acolhê-lo em nossas vidas, em nossas realidades porque ele é o Rei da humanidade.
Com a Semana Santa, conforme o bispo, trazemos aquilo que Jesus assumiu em favor da nossa salvação. “O texto de hoje nos apresenta o servo do Senhor, aquele que veio não para dominar, mas para servir. E o servo que se torna discípulo, que tem os seus ouvidos abertos para prestar atenção cada manhã nas palavras do Senhor que abre-se inteiramente para cumprir em tudo com a vontade do Pai”, afirmou. Dom Fernando continuou dizendo que o servo que ouve adestra sua língua para poder anunciar a presença daquele que vem para confortar a todos que estão abatidos. “Este é o Senhor que vem até nós”, confirmou.
Jesus é Rei, segundo o bispo, porque ele existindo em sua condição divina não se fez igual a Deus como uma usurpação, mas ele como Deus que é esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano humilhou-se a si mesmo fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz. É por isso que foi exaltado acima de tudo e o seu nome está acima de qualquer nome e diante do nome do Senhor todo joelho deve se dobrar no céu, na terra ou abaixo da terra e todas as línguas devem proclamar que Jesus Cristo é o Senhor. E o serviço do discípulo fiel ao Pai é que ele nos ensina.
Ao fim da missa, Dom Fernando saiu em procissão com o Santíssimo Sacramento abençoando a cidade de Itumbiara e toda a diocese. O acompanharam, o cura da Catedral, padre José Luiz de Castro, e o diácono Roberto Leonardo. Foi uma manhã de bênçãos que passou por várias ruas da cidade. Houve algumas paradas e momentos de oração pelos doentes, sobretudo aqueles acometidos pelo coronavírus.
Veja mais fotos
Créditos: Pablo Vieira Neto