InícioNotíciasIgreja no BrasilSubsídio da Pastoral Familiar oferece roteiro para Celebração do Dia das Mães

Subsídio da Pastoral Familiar oferece roteiro para Celebração do Dia das Mães

Neste mês de maio, o subsídio “Hora da Família Mensal” – produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) – oferece um roteiro de celebração para o Dia das Mães.

O roteiro recorda a história de amor de uma mãe: Santa Gianna Beretta Molla. “As mães cristãs não somente doam a seus filhos a vida, a proteção, os cuidados e a dedicação, mas também lhes transmitem a sua fé. Lhes ensinam a reconhecer a presença amorosa de Deus na sua vida e a agradecer esse amor com as primeiras orações e os primeiros gestos de piedade filial que vão marcar sua vida”, ressalta o texto.

Com o tema “Mãe, caridade de Deus para os filhos”, a celebração consiste em oito momentos: acolhida, oração inicial, canto, história de Santa Gianna Beretta, Bíblia aberta (aclamação, leitura do Evangelho e reflexão), oração final, canto e bênção final.

O subsídio oferece reflexões do Papa Francisco; oração de Consagração das mães ao Imaculado Coração de Maria; trechos da história da santa italiana Gianna Beretta Molla, que entregou a própria vida para garantir o nascimento da filha; e a reflexão a partir de um trecho do Evangelho de João.

A celebração destaca a vocação materna de doação, proteção, cuidados, dedicação e, sobretudo, a transmissão da fé. É uma homenagem às mães cristãs “que ensinam seus filhos a reconhecer a presença amorosa de Deus na sua vida e a agradecer esse amor com as primeiras orações e os primeiros gestos de piedade filial que vão marcar sua vida”.

O encontro também é ocasião de lembrar e bendizer Maria, Mãe de Deus.

BAIXE GRATUITAMENTE O ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES

Sobre o Hora da Família Mensal

O livreto é dividido em nove encontros, entre eles uma celebração especial voltada para o Dia das Mães. Para os meses de agosto, outubro e dezembro, a Comissão Nacional oferece materiais específicos para a Semana Nacional da Família, a Semana Nacional da Vida e a Novena de Natal, respectivamente.

Neste ano, o Hora da Família Mensal está abordando o tema da caridade – um dos pilares das comunidades eclesiais missionárias, indicado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).