Deputados federais e senadores da República participaram na manhã desta quinta-feira, 16 de março, da Missa com os Parlamentares Católicos. A celebração ocorreu na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). A Eucaristia foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.
“Quando os parlamentares vêm à missa, eles vêm para alimentar a fé. Eles saem das suas terras, deixam as suas origens e deixam também as suas comunidades, embora frequentem paróquias de Brasília. Mas essa conexão entre senadores, deputados federais e algumas vezes, também pessoas do executivo, permite que se possa rezar, conversar, abrir o coração sem preocupação alguma com qualquer pauta que seja”, disse dom Joel.
A deputada federal Juliana Cardoso, de São Paulo, foi uma das parlamentares que participaram da celebração. Recém chegada a Brasília para seu primeiro mandato na Câmara Federal, ela ressaltou que é muito importante a CNBB oferecer esse espaço mensalmente para que os parlamentares católicos possam estar juntos para rezar.
“Eu acho que é uma realização para mim pessoalmente de uma conexão, principalmente, aqui em Brasília desse desse espaço com as comunidades que eu sempre caminhei lá na periferia, na região do Sapopemba, que é zona leste de São Paulo. Então, toda a caminhada que tem as discussões, os textos, a gente sempre dialoga na comunidade e você está aqui no centro dessa discussão é muito importante e para mim um momento muito especial”, destacou a parlamentar.
Conexão com o parlamento
Segundo a deputada, essa conexão com o parlamento é uma forma de estar também dialogando e colocando luz aonde se faz política, legislação e orçamento.
“A gente vive nas comunidades. A Igreja vai nos lugares onde muitas vezes o executivo e legislativo não chega. Então acho que traz também para nós uma reflexão, cada missa traz uma reflexão de qual a importância de a gente também está nesse espaço do parlamento, conectado com a Igreja”, disse.
Ao final da missa o assessor político da conferência, padre Paulo Renato Campos, destacou que a missa deste 16 de março foi a última da atual presidência da CNBB (2019-2023), cujo mandato se encerra com a eleição da nova presidência na 60ª Assembleia Geral dos Bispos, que vai acontecer de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP). A próxima missa com os parlamentares já está marcada para a terceira quinta-feira de maio, dia 18, às 8h. Padre Paulo ressalta que será um momento de acolhida dos novos bispos que estarão à frente da CNBB no quadriênio 2023-2026.
Fonte: CNBB