quarta-feira, 9 outubro de 2024 ás 9:18 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilSecretariado Geral da CNBB celebra os 10 anos de pontificado do Papa...

Secretariado Geral da CNBB celebra os 10 anos de pontificado do Papa Francisco

Colaboradores e assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebraram, na manhã desta segunda-feira, 13 de março, na intenção pelos 10 anos de pontificado do Papa Francisco. A Eucaristia foi celebrada pelo bispo auxiliar eleito da arquidiocese de Porto Alegre, monsenhor Juarez Albino Destro.

Em sua homilia, monsenhor Juarez recordou as primeiras palavras de Mário Jorge Bergoglio à multidão reunida na Praça São Pedro, logo após ser eleito bispo de Roma. “Aquelas palavras ficaram marcadas”, salientou.

O recém-nomeado recordou que também marcam até hoje as palavras de pedido de oração ditas pelo Papa: “A oração, a gente sabe que une, cria comunhão, cria laços, e também nos responsabiliza porque, se somos chamados a rezar pelo outro, vamos mantendo essa ligação com o outro. A cada missa, a cada celebração eucarística, por exemplo, podemos fazer essa memória de todos pelos quais precisamos rezar. Isso nos une, cria essa comunhão”.

“Muito me alegra esse magistério de Francisco, os textos dele, as posturas, os gestos de proximidade, isso nos alegra, nos faz manter viva a esperança de dias melhores”, comentou.

Ao lado do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, monsenhor Juarez Destro agradeceu aos colaboradores e disse que um dos fatores que o motivou a aceitar o convite ao episcopado foi por ter vindo do Papa Francisco.

Ao final da celebração, disse que pôde aprender com os colaboradores e demais assessores da Conferência durante o período em que atuou como assessor externo da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Isso, segundo ele, confirma a indicação do núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, de que a CNBB “é uma academia” para os futuros bispos.

O bispo eleito também disse que espera as orações de todos, e espera encontrá-los e contar com a colaboração, “agora numa outra estação vocacional”.

Fotos: Bruno Feittosa/CNBB

Fonte: CNBB