segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 9:26 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilRetrospectiva 2021: O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) apoia 80 projetos no...

Retrospectiva 2021: O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) apoia 80 projetos no ano que termina

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) é formado, anualmente, na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Quando se trata de uma Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), como a realizada em 2021, as igrejas membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) também realizam a coleta e participam da gestão dos recursos adquiridos.

Neste ano, para gerir os recursos foi constituído um Conselho Gestor Especial, composto por três membros da CNBB e três membros do Conic, que foi coordenado pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella.

São membros do Conselho Gestor Especial do FNS, em 2021, dom Joel Portella; o ecônomo da CNBB, monsenhor Nereudo Freire; o ex subsecretário-adjunto geral da entidade, dom Dirceu de Oliveira Medeiros e o padre Agenor Guedes, representante dos Secretários Executivos Regionais da CNBB.

Também fazem parte os representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o Conic: Antonio Dimas Galvão, supervisor de projetos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); a reverenda Dilce Paiva de Oliveira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brsil e a Jandira Kepp, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Eixos

Conforme os critérios estipulados no edital, considerando-se a pandemia e as sequelas econômicas, são três eixos determinantes para o atendimento dos projetos em 2021: auxílio a situações de insegurança alimentar; insumos para cuidados sanitários ligados à pandemia e captação para a geração de renda.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, explicou que a maioria das entidades enviaram projetos em sintonia com o primeiro eixo, ou seja, voltados a situações de insegurança alimentar. “85% dos projetos aprovados estão, direta ou indiretamente, em sintonia com a questão da insegurança alimentar”, pontuou.

Em 2021, o dinheiro arrecadado será destinado aos 80 projetos aprovados, nos quais as entidades que se candidataram se comprometem, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.

Conheça o FNS

Prestação de Contas

Desde 2018, o FNS realiza uma prestação de contas detalhada sobre a destinação de todos os montantes recebidos. Essas informações estão disponíveis no Portal da Transparência, que pode ser acessado no endereço eletrônico: www.fns.cnbb.org.br . Neste site, estão disponíveis todos os projetos aprovados.

Fonte: CNBB