terça-feira, 8 outubro de 2024 ás 1:48 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilPontifícia Obra de Propagação da Fé realiza encontro em Brasília (DF), de...

Pontifícia Obra de Propagação da Fé realiza encontro em Brasília (DF), de 28 de abril a 1° de maio

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF) o encontro da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), com representantes das atividades da Juventude Missionária e Famílias Missionárias.

O encontro teve o objetivo de aprofundar a missão da Obras Missionárias, dentre elas, a Propagação da Fé, na promoção da consciência missionária em todo o povo de Deus, nas igrejas locais, pela oração, estilo de vida de todo batizado e a solidariedade com a evangelização local e para a missão Ad Gentes no dia mundial das Missões.

Durante o encontro, foi oficializada a equipe nacional da Juventude Missionária, composta pelos articuladores de cada um dos 3 eixos do GT nacional, sendo eles: Juciane Chianca, da Juventude Missionária (JM) do Rio Grande do Norte, articuladora do eixo formação integral; Samuel Guerra, da JM do Ceará, articulador do eixo articulação e acompanhamento; e Júnior Lima, da JM do Acre, articulador do eixo ação missionária.

Estudo do tema da Campanha Missionária 2023

Segundo o secretário da secretário da POPF, padre Genilson Sousa, o encontro com os representantes das atividades da Obra e proporcionou um espaço de estudo sobre a temática da Campanha missionária 2023 e o 5º Congresso Missionário Nacional, refletindo sobre o tema e o lema.

“Os participantes realizaram um estudo sobre o estatuto das POM e o objetivo da Propagação da Fé. Nesse caminho se avaliou a necessidade da atualização da atividade das Famílias Missionárias no seu papel e serviço nas igrejas locais juntamente com a Juventude Missionária e as demais obras. Assim, os participantes articularam as ações e planos que podem nortear a unidade e transparência das atividade”, destacou secretário.

As Famílias Missionárias, além de avaliar sua atuação, constituiu três eixos entre os representantes da atividade para planejar a caminha através da formação, articulação e ações missionárias. Terão o prazo de um ano e meio para deixar organizado melhor a atividade para ajudar no despertar missionário nas igrejas locais junto às forças missionárias e as comunidades.

A missa de encerramento contou com a presença dos missionários estudantes do Centro de Formação Intercultural, o Cenfi,  de vários lugares do mundo que estão no Centro Cultural Missionário (CCM). O mundo inteiro estava representado na igreja das POM, fazendo memória ao mandato da missionária de Jesus e o testemunho de Paulina Jaricot, fundadora da Obra, que teve o espírito universal de oração e solidariedade missionária.

A participação da irmã Regina da Costa Pedro, diretora das POM, irmã Sandra Amado, assessora da Comissão Episcopal Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, padre Antônio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária e padre Djalma Antônio da Silva, diretor do Centro Cultural Missionários (CCM). Isto demonstra que existe uma sintonia entre as atividades da caminhada missionária da Igreja com os representantes de vários estados do Brasil.

Famílias Missionárias gravam PodPOM

Na sexta, dia 28 de abril, as Famílias Missionárias participaram da gravação do PodPOM, o podcast das Pontifícias Obras Missionárias. Durante o programa, os casais falaram sobre sua experiência missionária na articulação da atividade em suas regiões. O secretário da POPF, padre Genilson, apresentou a história e a metodologia de encontro das Famílias Missionárias. O PodPOM será publicado no canal do Youtube das POM.

Fonte: CNBB