sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 9:29 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilPapa Francisco recebe bispos do regional Leste 1 em visita Ad Limina...

Papa Francisco recebe bispos do regional Leste 1 em visita Ad Limina Apostolorum

Nesta segunda-feira, 3, na Biblioteca Apostólica, o Papa Francisco recebeu os bispos do regional Leste 1 da CNBB, isto é, representantes de 11 circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio de Janeiro que estão divididas em duas províncias: a de São Sebastião do Rio de Janeiro e a de Niterói. O encontro com o Pontífice deu o pontapé inicial para as atividades da visita Ad Limina Apostolorum, após a celebração junto ao Túmulo de São Pedro na Basílica Vaticana, como bem recordou dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro:

“Nós tínhamos acabado de concelebrar a Santa Eucaristia diante do Túmulo de São Pedro e subimos com o encontro para o sucessor de Pedro. Uma manhã de simbolismo eclesial e de fé.”

Mostramos naquele momento, acrescentou dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, “a nossa comunhão e unidade com toda a Igreja, caminhando unidos com Pedro e sobre Pedro”.

Confira as imagens da visita (aqui).

Encontro de profunda comunhão eclesial

Foram duas horas de audiência com o Papa no Vaticano, num encontro marcado, como sempre, pela fraternidade e liberdade em tocar em diferentes assuntos, salientou ainda o bispo auxiliar do Rio de Janeiro: um encontro de profunda comunhão eclesial.

“Ele nos colocou à vontade para que falássemos, conversássemos e perguntássemos. E o Papa respondeu às perguntas dos bispos, uma a uma, com muito carinho e demonstrando suas orientações e suas ideias. E concluímos a manhã de hoje com a oração do Angelus com o Santo Padre.”

Assim, os bispos do Rio de Janeiro puderam “ouvir o coração do Santo Padre”, disse o cardeal Orani, para iniciar oficialmente a semana de visita Ad Limina.

Segundo o presidente do regional Leste 1 e arcebispo de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias, nos encontros com os colaboradores dos dicastérios do Vaticano todos são chamados “a conversar sobre as situações das nossas dioceses a partir de um relatório que foi previamente enviado e respondido”.

As atividades terminam no próximo sábado, 8, com um encontro de avaliação da visita Ad Limina.

Confira as imagens da visita (aqui).

Saiba mais sobre a visita

Na Visita Ad Limina Apostolorum os bispos do Estado estarão com o Santo Padre, o Papa Francisco. Estabelecida pelo Código de Direito Canônico, os bispos apresentam nesse encontro um relatório sobre o estado pastoral das suas Dioceses e o Papa faz suas ponderações e os aconselham.

Este encontro com o Santo Padre, acontece em média a cada 5 anos, como estabelece os cânones 399 e 400 do Código de Direito Canônico. A Visita Ad Limina Apostolorum (visita aos túmulos dos Apóstolos), vai acontecer fora do período de 5 anos devido a pandemia, como explicou o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

“É uma visita que acontece a cada 5 anos, uma peregrinação à Roma e o encontro com o Santo Padre, com os vários dicastérios Romanos sobre a caminhada da igreja aqui no Regional Leste 1. O Santo Padre irá receber os bispos no dia 3 e depois estarão reunidos em vários dicastérios durante esses dias todos, além das celebrações nas quatro basílicas maiores que são: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros”, afirmou o cardeal.

“Uma peregrinação que deve uma acontecer a cada 5 anos, mas que devido as várias circunstâncias, vai acontecer depois de 10 anos da última (…). Momento de comunhão, de Unidade, de participação e partilhar tanto com Santo Padre como com todos os que trabalham diretamente com o Santo Padre nos vários Dicastérios, a nossa caminhada aqui no Regional, escutarmos também as orientações e a partilha que farão conosco também durante esses dias abençoados.”, destacou Dom Orani, e concluiu pedindo a Oração de todos: “Pedimos que rezem por nós, nesse momento de oração de partilha de peregrinação e nós continuamos cada vez mais buscando sempre evangelizar e em Unidade uns com os outros.”, finalizou ele.

Por Vatican News com colaboração de João Dias/ArqNit. Foto de capa: Vatican Media

Fonte: CNBB