segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 9:32 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilPadre Virgílio Leite Uchôa, assessor da CNBB por 32 anos, falece em...

Padre Virgílio Leite Uchôa, assessor da CNBB por 32 anos, falece em Brasília (DF)

Faleceu, aos 84 anos, o padre Virgílio Leite Uchôa, até então pároco da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, no Lago Oeste em Brasília-DF. Padre Virgílio veio para Brasília e serviu como assessor, com enfoque na área econômica, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quando esta foi transferida para a capital federal. Padre Virgílio foi assessor da CNBB de 1968 a 2000.

Como assessor contribuiu na Equipe de Análise de Conjuntura da CNBB, no empenho pela participação popular na Constituinte de 1986 e no apoio ao financiamento das Pastorais Sociais e Organismos, entre tantos destaques de sua trajetória. Mesmo depois de percursos de adoecimento, assumiu com a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, do Lago Oeste, em Sobradinho-DF, onde fixou sua residência.

Também foi um dos um dos fundadores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, assim como da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília. Atuou, por muitos anos, como secretário-executivo do Movimento de Educação de Base (MEB).

No vídeo que comemorou os 69 da CNBB, divulgado dia 14 de outubro deste ano, o padre Virgílio reforçou o que, em sua avaliação, continua a ser o papel da entidade: “continuar sempre ser uma Igreja a serviço dos pobres do Brasil. Tem que ser desprendida e ter a consciência de que ela existe para servir mais do que ser servida”, disse.

A missa de corpo presente será amanhã, dia 11 de novembro, às 14h, na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, no Lago Oeste, em Brasília.