sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 10:36 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilEm último dia do Seminário Nacional da CF convidados refletem sobre a...

Em último dia do Seminário Nacional da CF convidados refletem sobre a ação político/transformadora para a superação da fome

No último dia do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade, organizado pelo Setor Campanhas da CNBB, o assessor de Campanhas, padre Jean Poul Hansen, relembrou que o objetivo da iniciativa é preparar as lideranças regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias para desenvolver a CF 2023 nas suas realidades concretas, através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus e em vista de uma ação eclesial sociotransformadora.

Como nos outros dois dias, o Seminário contou com a acolhida de um convidado especial. Neste, o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo das Campanhas, encaminhou uma mensagem aos participantes. No texto, ele reafirmou que muitos irmãos e irmãs estão com fome e que não se pode ficar indiferente quando o Evangelho arde no peito.

“Hoje vamos partilhar algumas propostas para o nosso agir. É preciso ousadia, compromisso para transformar esse cenário como resposta de um coração comprometido com o Senhor que vence o pecado e a morte”.

Na mensagem, o padre Patriky salienta, ainda, que as mudanças que queremos no mundo começam em nós – pessoa, comunidade e sociedade. “Dando início a bons processos fundamentados na Palavra de Deus seremos Sal da Terra e luz do mundo. Dai-lhes vós mesmos de comer. É o que pede Jesus. É assim que faremos!”.

Na sequência, a reflexão do último dia foi realizada por três convidados: o professor Thiago da Silva Sousa; a assessora social da CNBB, Aldiza Soares, e o assessor da Comissão para a Ação Sociotransformada da CNBB, frei Olavio Dotto. Eles refletiram sobre a ação político/transformadora para a superação da fome.

Confira a formação na íntegra:

Seminário Nacional da CF 2023

O Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou de 27 a 29 de setembro, de forma on-line, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A formação aconteceu nas três noites sempre a partir das 20h e pôde ser acompanhada no Youtube da CNBB.

“Na primeira noite, vamos VER a realidade da fome em nosso país e o muito que já se faz no seu combate. Na segunda, vamos ILUMINAR com a luz do Evangelho e do Magistério Eclesial este dura realidade. E, na terceira noite, refletiremos sobre como devemos AGIR para livrar a multidão de irmãos e irmãs que sofrem o flagelo da fome, cumprindo o mandato de Jesus, que é o lema da CF-2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”, disse padre Jean Poul.

Fonte: CNBB