segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 7:23 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilDom Walmor envia mensagem aos participantes do IV Encontro da Igreja Católica...

Dom Walmor envia mensagem aos participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Este ano completam-se os 50 anos da realização do IV Encontro da Pastoral da Amazônia, realizado em maio de 1972, em Santarém (PA), no Seminário São Pio X. De 6 a 9 de junho, no mesmo local, ocorre o “IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal – 50 anos do Encontro de Santarém”, que reúne os bispos das prelazias, dioceses e arquidioceses de toda a Amazônia Legal, além de sacerdotes, leigos e religiosos e religiosas, para celebrar e refletir a ação evangelizadora da Igreja na Amazônia.

Por ocasião do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, enviou mensagem, por meio de uma nota, aos participantes.

“Estudos mostram que o desmatamento da Amazônia alcança proporções terríveis, com graves impactos para a vida de todos, especialmente daqueles povos que vivem diretamente ligados ao território amazônico. Mas, ao mesmo tempo de modo semelhante ao que foi vivido há 50 anos, o sopro do Espírito toca especialmente forte o coração da Igreja da Amazônia, inspirando uma reação missionária em todos nós”, diz trecho da nota.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Amados e amadas de Deus,

Saúde e Paz!

A celebração do Jubileu de ouro do Encontro de Santarém contribui para reacender ainda mais forte em todos nós, o compromisso assumido por nossa Igreja há 50 anos. À luz do Concílio Vaticano II e da segunda Geral do Episcopado Latino-Americano, realizado em Medellín, levara a fé cristã católica ao território amazônico. Não por proselitismo, nem mesmo a partir de imposições, ao contrário, a fé cristã católica autêntica e que inspira conversões respeita a soberania dos povos originários e suas culturas. Está a serviço da preservação da Amazônia, bioma único, obra de Deus que merece cuidado e reverência.

Estudos mostram que o desmatamento da Amazônia alcança proporções terríveis, com graves impactos para a vida de todos, especialmente daqueles povos que vivem diretamente ligados ao território amazônico. Mas, ao mesmo tempo de modo semelhante ao que foi vivido há 50 anos, o sopro do Espírito toca especialmente forte o coração da Igreja da Amazônia, inspirando uma reação missionária em todos nós.

Oportuno lembrar, que recentemente a nossa Igreja viveu o Sínodo sobre a Amazônia, com preciosas indicações reunidas na exortação apostólica pós-sinodal, Querida Amazônia, do Papa Francisco, nosso amado Papa. Sublinhemos ainda, o atual processo de renovação da Igreja no horizonte da sinodalidade, a partir do magistério do Papa Francisco. Uma Igreja ainda mais forte, com o protagonismo de evangelizadores leigos e leigas no coração das comunidades, valorizando e fazendo resplandecer ainda mais forte a fé vivida de casa em casa transformando realidades, estamos, pois, em um tempo de desafios, mas de muita esperança.

Neste belo e importante IV encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, sobre a proteção materna de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, saibamos escutar as indicações preciosas   do Espírito Santo de Deus para novos passos missionários, essenciais ao compromisso de preservar e defender a Amazônia.

Evangelizamos quando contribuímos para que o mundo se transforme a sabor do evangelho. A  Santíssima Virgem Maria Nossa Senhora de Nazaré, interceda por todos os participantes do encontro. Estou em comunhão com todos, em orações, pedindo para que contem sempre com minha dedicação e amizade

Fraterno abraço, com muito apresso, na alegria desse serviço evangelizador e missionário.