O Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a programação do 14º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. O evento será realizado de 2 a 6 de outubro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF).
Durante os dias de encontro, serão sete conferências para favorecer o debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.
O evento também terá seminários e momentos de comunicações sobre trabalhos científicos. No quarto dia de encontro, será dedicado um período para tratar do Acordo de Cooperação Técnica entre a CNBB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esse acordo tem como objetivo a realização de ações conjuntas em vista da identificação, preservação, difusão e promoção dos bens culturais da Igreja com o tombamento nacional.
Outra atividade prevista na programação é uma visita guiada para estudo de projeto de adequação litúrgica.
Tema
O 14º ENAAS terá como tema: “60 anos da Sacrosanctum Concilium à luz da Desiderio Desideravi” e será realizado em parceria com a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). As inscrições seguem abertas até o dia 20 de setembro. Inscreva-se aqui.
São convidados a participar estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos.
Também fazem parte do público-alvo do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.
Estudantes podem obter 50% de desconto na inscrição. Para isso, deverão solicitar a ficha de inscrição através do endereço [email protected], informando no corpo da mensagem seu nome, instituição de ensino e o curso.
Fonte: CNBB