quarta-feira, 9 outubro de 2024 ás 1:30 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilDevoção a São Francisco mobiliza multidões em cidades do Piauí

Devoção a São Francisco mobiliza multidões em cidades do Piauí

Católicos celebraram nesta quarta-feira, 4 de outubro, o dia de São Francisco, considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica em todo o mundo. No Piauí, as homenagens ao santo aconteceram em dezenas de paróquias e comunidades de todas as dioceses, com missas e procissões ao longo do dia.

A maior festa dedicada ao santo acontece na Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba, onde milhares de pessoas acompanharam as celebrações. Outras duas grande manifestações foram registradas na paróquia do bairro Junco, em Picos, e no santuário dedicado a São Francisco, no bairro Dirceu I, em Teresina.

De acordo com o ministro provincial dos capuchinhos do Piauí e Ceará, frei Roberildo Sousa, São Francisco é modelo de santidade porque abraçou a cruz e configurou-se verdadeiramente a Cristo: “O verdadeiro cristão é aquele que se aproxima de Cristo, sobretudo, aquele que toma para si a cruz. Francisco quis carregar a cruz, e nós, como bons cristãos e devotos, também somos convidados a assumirmos as nossas cruzes, a abandonar as coisas do mundo e abrir os nossos corações para a Palavra de Deus”, disse.

O arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, destacou que São Francisco foi quem mais se assemelhou a Jesus Cristo porque seguiu o Evangelho, deixou ser marcado pela humildade e foi capaz de doar-se inteiramente em favor da verdade e dos outros: “Precisamos estar marcados por essa admiração, que faz parte da nossa fé, mas, é preciso ir adiante, sair da admiração para chegar na imitação do seu exemplo. Extasiados, comovidos, diante do estupendo testemunho deste jovem, busquemos transformar a nossa devoção em amor e em solidariedade”, falou.

Dom Plínio Luz, bispo de Picos, disse que a devoção a São Francisco exige perseverança na fé e adoção de um novo estilo de vida, marcado pela humildade e pelo seguimento a Jesus Cristo: “São Francisco nos motiva a sair das nossas acomodações, da nossa zona de conforto, e viver uma vida dinâmica, na direção de Deus. Não adianta demonstrar a nossa devoção apenas participando da missa na sua solenidade e esquecer da igreja depois da festa. É preciso seguir o exemplo do nosso padroeiro, que se despojou de todas as riquezas e bens materiais para viver uma vida de obediência, amor as pobres e comunhão fraterna”, falou.

São Francisco é o padroeiro oficial de 16 municípios do Piauí, sendo eles Francinópolis e Hugo Napoleão, na arquidiocese de Teresina; Lagoa de São Francisco e Morro do Chapéu do Piauí, na diocese de Parnaíba; Juazeiro do Piauí, na diocese de Campo Maior; São Francisco do Piauí e Rio Grande do Piauí, na diocese de Floriano; São Francisco de Assis do Piauí e Campinas do Piauí, na diocese de Oeiras; Acauã, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo e Wall Ferraz na diocese de Picos; Tamboril do Piauí, na diocese de São Raimundo Nonato e Barreias do Piauí e Santa Luz na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia.

Confira a notícia no site do regional Nordeste 4.