InícioNotíciasIgreja no BrasilCelebração no Santuário dom Bosco marca o Jubileu de Prata de ordenação...

Celebração no Santuário dom Bosco marca o Jubileu de Prata de ordenação sacerdotal de dom Ricardo Hoepers

Neste dia em que a Igreja celebra a memória de São João Bosco, fundador dos Salesianos e padroeiro secundário da arquidiocese de Brasília (DF), o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, comemora o Jubileu de Prata de ordenação presbiteral. Uma missa no Santuário Dom Bosco, na capital federal, marcou essas duas comemorações deste 31 de janeiro.

Em sua homilia, dom Ricardo convidou a todos a realizar em suas vidas os sonhos de Deus. O ponto de partida de sua reflexão sobre a liturgia e as celebrações de hoje foi o ensinamento de São João Bosco para perceber os sinais de Deus nas histórias da vida e nos sonhos.

“[São João Bosco] teve grandes sonhos e eu tenho certeza que vai hoje nos ensinar que os sonhos não são para nós, para o nosso prazer, para o nosso egoísmo, para o nosso bem-estar. Os verdadeiros sonhos são aqueles que Deus nos dá de presente. Deus nos dá presente o verdadeiro, o sonho que realmente se realiza na nossa vida”, disse dom Ricardo.

Realização do sonho de Deus

E a vocação é uma realização do sonho de Deus na vida dos cristãos. Assim, dom Ricardo recordou as celebrações jubilares dele e do padre Marcelo Deluca – ordenados no mesmo dia, em Curitba, por dom Pedro Fedalto – e também da irmã Jane Maria da Silva, Filha de Maria Auxiliadora, celebrando 25 anos de vida religiosa consagrada.

“O mais emocionante é que Deus continua a nos surpreender. A cada dia, os sonhos dele vão se tornando realidade em nossa vida. Mesmo que sejamos pequenos, indignos, mas a graça vem do alto”, afirmou.

Como viver os sonhos de Deus

Em seguida, dom Ricardo recordou o sonho que dom Bosco teve quando criança e que definiu sua vocação. Na ocasião, ele recebera em sonho a orientação de Jesus que deveria estar no meio das crianças e adolescentes com mansidão e caridade, ensinando os valores cristãos, com obediência e adquirindo a ciência.

“Nós jubilandos, nós povo de Deus, nós vocacionados, todos nós precisamos realizar em nossas vidas os sonhos de Deus. As raivas, o orgulho, a vontade de resolver as coisas do nosso modo são como os animais que dom Bosco viu. Animais que precisam ser mudados dentro de nós”, salientou dom Ricardo.

Citando o Evangelho, no qual Jesus ensina a ter um coração como de uma criança para entrar no Reino dos Céus, dom Ricardo ressalta a necessidade de uma conversão interior. “E para realizar os sonhos de Deus, nós precisamos – primeiro – esvaziar-nos dos nossos sonhos mesquinhos, nossos sonhos egoístas. Porque nos sonhos de Deus eu sempre vou ao encontro do outro”.

Daí derivam dois desafios: O primeiro é fazer com que o coração se torne semelhante ao de Jesus. O segundo é entender “como nós vamos nos imolar pela humanidade, pelas pessoas que Deus nos confiou, pelo seu rebanho, pelas ovelhinhas fracas e frágeis”.

“Unidos a dom Bosco hoje, num amor concreto àqueles que Ele nos confiou, sejamos todos aqui comprometidos com o cuidado daqueles que estão sob a nossa responsabilidade”, rogou dom Ricardo. E Nossa Senhora Auxiliadora quem pode ajudar a compreender tudo isso. Como no sonho de dom Bosco, revela que no tempo certo compreenderá: “O tempo de Deus não é o nosso tempo, mas os sonhos de Deus sim. Esses são os nossos sonhos e vamos realizá-los no tempo que Deus nos conceder, começando hoje”.

Ao final de sua homilia, dom Ricardo Hoepers expressou seu desejo de, com padre Marcelo e irmã Jane, “continuar realizando os sonhos de Deus na nossa vida”.

“Vamos sonhar juntos na nossa vocação, na nossa participação, na nossa comunhão, na nossa missão, no cuidado do rebanho que nos foi confiado, até que um dia esses sonhos se realizem plenamente quando Ele nos chamar para a vida eterna”.

Povo de Deus na celebração do jubileu de prata de ordenação sacerdotal de dom Ricardo Hoepers. | Fotos: Ascom arquidiocese de Brasília.

Homenagens

Ao final da celebração, foi lida pelo jornalista Ronaldo da Silva uma homenagem da arquidiocese de Brasília, na qual são dadas graças e louvores a Deus pela vida e ministério de dom Ricardo.

O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, manifestou alegria pela celebração e por dom Ricardo deixar Deus sonhar nele.

“São João Bosco deixou Deus sonhar nele, sonhar com ele. Você deixou um dia também Deus sonhar em você. E Deus sonhou em você e quem sonha com Deus o sonho se torna profecia, porque não é mais um sonho humano, mas profecia, porque através dele começam a se realizar pequenos e grandes projetos, como foi na vida de são João Bosco, como é na sua vida, onde Deus vai sonhando conosco e os pequenos e grandes projetos se realizam”.

Dom Paulo desejou que dom Ricardo continue deixando Deus sonhar nele, “que seu ministério vá se tornando cada vez mais profecia. Profecia para a Igreja no Brasil, profecia para nossa amada arquidiocese de Brasília”.

Presenças

Concelebraram a Eucaristia com dom Ricardo e o cardeal Paulo Cezar, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, dom Valdemar Passini Dalbello; o bispo auxiliar de Brasília dom Antônio Aparecido de Marcos Filho; e o reitor do santuário padre João Carlos André, além de padres da arquidiocese e assessores da Conferência Episcopal.

Também participaram da celebração colaboradores da CNBB, estudantes das escolas salesianas e autoridades, como a segunda-dama do Brasil, Lu Alckimin, e os deputados João Cardoso e Simone Marquetto, e o senador Eduardo Girão.

Fonte: CNBB