segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 11:38 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilCardeal Odilo Scherer deseja que a 39ª Assembleia do Celam seja “momento...

Cardeal Odilo Scherer deseja que a 39ª Assembleia do Celam seja “momento de graça para a Igreja em nosso continente”

Bispos da América Latina e do Caribe estão reunidos em Porto Rico, a partir desta terça-feira, 16 de maio, até sexta, 19, na 39ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Segundo o arcebispo de São Paulo (SP) e primeiro vice-presidente do Celam, cardeal Odilo Pedro Scherer, “este é um momento de graça para a Igreja em nosso continente, que está empenhada na evangelização e no serviço aos povos dos nossos países”.

Dom Odilo presidiu a missa na noite de segunda-feira, 15, na véspera da abertura do encontro continental. Ele propôs em sua homilia rezar com duas intenções: “primeiro, para agradecer o trabalho da Igreja em cada diocese, em cada paróquia, em cada comunidade do nosso continente”. O arcebispo de São Paulo lembrou a quantidade e a variedade “quase inumerável de organizações e expressões de vida cristã, de anúncio, testemunho e celebração do Mistério da fé”. Da mesma forma, continuou, “são incontáveis as iniciativas de caridade e de solidariedade social em nossas igrejas particulares que levam alívio ao sofrimento de tantos irmãos, consolo, e os ajudam a ter vida digna e respeitada”.

O cardeal agradeceu o trabalho do Celam ao longo da sua existência, como organismo de serviço e comunhão às conferências episcopais e de testemunho do Evangelho entre os povos do nosso continente”. De modo especial agradeceu “pelo trabalho do Celam no quadriênio que estamos para encerrar”, destacando três ações marcantes: “a renovação e reestruturação do organismo, que culminou com a elaboração do Estatuto; a celebração da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; e a construção da nova sede do Celam”.

Esses elementos são vistos como “realizações que contaram com a participação generosa de tantas pessoas, e naturalmente estes serviços puderam ser levados a cabo porque também tinham sido iniciados, sobretudo a renovação do Celam e a construção da nova sede, pelas presidências anteriores”.

A segunda intenção que o cardeal colocou foi o pedido “das luzes e graças de Deus para a Assembleia e para o trabalho do próximo quadriênio e do futuro próximo do Celam”. Segundo dom Odilo, “este organismo eclesial continental tem prestado um válido serviço de comunhão, discernimento e animação da vida eclesial em nossos países e nossas igrejas”, lembrando do significado das cinco conferências continentais do episcopado que foram realizadas.

“A Igreja de nosso continente tem muitos e grandes desafios a enfrentar para que o testemunho e o anúncio do Evangelho continuem a permear a vida dos nossos povos como luz, sal e fermento do Reino de Deus em nossos tempos. O Espírito Paráclito, o Defensor, o Consolador dos discípulos de Cristo, que ele continue a dar a todos nós e toda nossa Igreja, o discernimento, a coragem, a generosidade da missão que continua”.

Confira como foi a sessão de abertura da 39ª Assembleia Geral do Celam

A Assembleia

Participam do encontro os presidentes e secretário-gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. No caso de os secretários gerais não serem bispos, deve haver em cada conferênica um bispo delegado para o Celam. No caso do Brasil, participa o presidente, dom Jaime Spengler, e o delegado escolhido em Assembleia Geral, o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, mesmo sendo o secretário-geral sendo um bispo.

Também estão no encontro a atual presidência do Celam e aqueles que atualmente são coordenadores dos conselhos dos Centros Pastorais do Celam.

De acordo com o Conselho Episcopal, a 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam deve contar com cerca de 70 participantes, dos quais 45 são bispos com direito a voz e voto. Além disso, estão presentes representantes de entidades eclesiais em âmbito continental convidados.

Fonte: CNBB