quinta-feira, 19 setembro de 2024 ás 10:30 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilAssembleia do Povo de Deus reúne mais de 1,6 mil pessoas em...

Assembleia do Povo de Deus reúne mais de 1,6 mil pessoas em Santa Maria

A Assembleia do Povo de Deus foi um momento de aproximação da comunidade, já que entre os presentes estavam o clero, religiosas e religiosos, representantes administrativos e de comissões paroquiais, além dos fiéis de todas as comunidades que integram a Arquidiocese de Santa Maria.

O evento foi organizado com base na Carta Pastoral “Num Só Corpo”, escrita pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, com objetivo de fortalecer o sentimento de pertença e de comunhão de paroquianos e paroquianas, para que a Igreja siga na missão que recebeu de Jesus: continuar sua obra salvífica.

Com muita alegria e descontração, a Assembleia foi finalizada com uma procissão do Ginásio até a Basílica da Medianeira, onde ocorreu a missa de encerramento, com envio de velas arquidiocesanas que continham o brasão da Arquidiocese de Santa Maria e o título da Carta Pastoral: “Num Só Corpo”. As velas foram entregues pelo Arcebispo para os representantes das 41 paróquias, para que todos sigam em unidade, pertencentes à Arquidiocese de Santa Maria.

A Carta Pastoral

As Cartas Pastorais são documentos do magistério ordinário dos bispos em suas arqui/dioceses. Elas representam o bispo junto aos fiéis, tanto ao expressar, através dos suportes simbólicos do texto em sua organização e imagens, as suas preocupações, interesses e determinações, quanto as suas relações com os poderes, o clero e a sociedade. Nelas, são incorporadas tradições, sistemas de valores, formas institucionais, etc.

Na Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar lançou sua primeira Carta Pastoral para a comunidade. Intitulada “Num Só Corpo – Comunhão e Pertença”, o escrito têm reflexões sobre a sinodalidade e diocesaneidade, com o intuito de expressar suas impressões e perspectivas de ação que fortaleçam a identidade e missão deste povo.

“Mais do que indicativos sobre “o que fazer” em nossa pastoral, pretendo recordar a nossa condição cristã no atual contexto e indicar o “porquê” do nosso agir na Igreja e num mundo em profundas mudanças”, explica Dom Leomar, enfatizando que a Carta Pastoral também pretada para a Visita Pastoral que ele realizará nas paróquias arquidiocesanas a partir de 2024.

Veja as fotos no site do regional Sul 3.

Com informações da arquidiocese de Santa Maria