segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 2:21 AM
InícioNotíciasIgreja no BrasilAbertas as inscrições de encontro que vai aprofundar as contribuições da teologia...

Abertas as inscrições de encontro que vai aprofundar as contribuições da teologia para superação da violência na Amazônia

Refletir, a partir de uma perspectiva ecoteológica, sobre as necessárias e estratégicas contribuições da teologia para a superação das múltiplas violências, conflitos e disputas que ameaçam a Amazônia e reanimar as resistências pautadas na esperança evangélica. Esses são os objetivos da 4ª edição do Encontro de Ecoteologia, que será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, na Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus (AM).

A iniciativa, que tem como tema “Ecoteologia Amazônica: Ecos da Esperança”, é promovida pela Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM-Brasil), em parceria com a arquidiocese de Manaus, a Faculdade Católica do Amazonas, o Regional Norte I e Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Inscreva-se abaixo:

O encontro é aberto ao público e terá transmissão ao vivo nas redes sociais da REPAM-Brasil. Os interessados em participar podem acessar o link e realizar a inscrição. Clique ( aqui) e acesse o formulário de inscrição.

Laudato Si’ e ecoteologia na Amazônia

A secretaria executiva da REPAM-Brasil e assessora da Comissão para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes, destaca a importância da atividade. “O 4° Encontro de Ecoteologia é um momento muito importante para continuarmos nossas reflexões sobre Ecoteologia na Amazônia”.

Ela explica que o encontro pretende dar continuidade ao caminho iniciado em 2017 para refletir sobre questões relacionadas à Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e aprofundar as reflexões teológicas para qualificar o trabalho das organizações, comunidades e missionários que atuam na Amazônia brasileira.

Nesta edição, a programação conta com rodas de conversa, painéis, oficinas, lançamento de livros, apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos, além de um momento cultural. As atividades ocorrerão na Faculdade Católica do Amazonas e no Maromba Centro de Formação, em Manaus.

Quarta-feira – 13 de setembro
8h às 8h30 – Mística de Abertura
9h às 12h – Encontro do Clero e Vida Consagrada
18h – Abertura do IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica Filosófica