InícioNotíciasIgreja DiocesanaRetiro do Clero das Dioceses de Itumbiara e Ipameri: tempo de silêncio...

Retiro do Clero das Dioceses de Itumbiara e Ipameri: tempo de silêncio e escuta atenta da palavra de Deus

Terminou nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o Retiro Anual do Clero das Dioceses de Itumbiara e Ipameri, que tradicionalmente acontece no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia. Neste ano, os padres tiveram a graça de ter Dom Dilmo Franco, bispo diocesano de Anápolis como orientador do retiro. Foram dias intensos de reflexão, meditação, estudo e silêncio na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

Entrevistado, Dom Dilmo explicou um pouco do tema abordado durante os quatro dias de retiro. “Tratei da espiritualidade inaciana, dos exercícios espirituais voltados de um modo particular para a vivência sacerdotal buscando sempre estar em sintonia com Deus para melhor servi-lo na pessoa do irmão para que tudo que nós fazemos e possamos fazer seja para nosso bem, para salvação das nossas almas e para a glória de Deus”, afirmou o bispo. Ele ainda pediu orações do povo de Deus a todos os sacerdotes. “Estejamos sempre unidos rezando pelos nossos sacerdotes porque nós padres e bispos sempre rezamos pelo nosso povo como bons pastores que Jesus pede para sermos. Deus abençoe!”.

Pe. Walisson Rodrigues Freitas, do Clero da Diocese de Itumbiara e que irá completar dois anos de ordenação sacerdotal no próximo mês de março, disse que o retiro foi um tempo muito oportuno para a sua espiritualidade. “Foi de grande importância já que na nossa vida sacerdotal nós precisamos entender o fundamento e o princípio da nossa vida sacerdotal que é ratificada na palavra de Deus. Tudo que a palavra de Deus quer é interpelar e fazer nosso coração converter para a verdade, portanto, adentramos a palavra, aos exercícios e textos de Santo Inácio de Loyola e certamente foi um tempo muito bom para o meu coração”.

Ordenado sacerdote há apenas três meses, o Pe. Filipe Cristino da Silva, da Diocese de Ipameri, participou pela primeira vez do retiro do clero. Para ele, o retiro foi uma experiência profunda de reavivamento e espiritualidade. “É sempre novo quando entramos nessa espiritualidade de recolhimento, o sacerdócio se torna mais vivo, mais profundo e mais profícuo e eu agradeço a Deus por este encontro, pelas pregações que foram muito bem elaboradas, muito bem apregoadas para nós e espero crescer cada vez mais na intimidade com Cristo para que a minha configuração como sacerdote possa ser cada vez mais perfeita à imagem do Senhor”.

Nosso bispo diocesano, Dom José Aparecido, destacou a semana de retiro como um tempo muito proveitoso em que os padres tiraram um tempo para si, para ouvir a pregação da palavra de Deus e para ouvir o anúncio do evangelho por parte de um pregador. Ele, contudo, lembrou com dor no coração por Dom Fernando Brochini, nosso bispo emérito não ter podido participar do retiro. “Nosso emérito está enfermo e queria estar conosco e não pode, da mesma forma, Dom José Francisco, bispo de Ipameri também ofereceu suas dores e enfermidades pelos bons frutos do nosso retiro”, disse. Por fim, Dom Aparecido agradeceu a Dom Dilmo pela pregação do retiro. “Somos muito gratos a Dom Dilmo e nós rezamos pelas nossas dioceses, pelo nosso povo, pelas vocações e por aqueles que recomendaram as nossas orações. Foram dias muito intensos, muito bons e que Nosso Senhor falou aos corações dos nossos padres e agora nossos padres falarão aos corações do nosso povo”.