sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 6:46 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão: Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Reflexão: Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Eles não tem mais vinho, disse a mãe de Deus. O apelo de Maria nas Bodas de Caná (Jo 2,1-11) ressoa pela história e encontra a vida de tantos filhos de Deus, onde a alegria cristã parece ter acabado. Sem vinho, acaba-se a festa e, sem alegria, torna-se estéril todo apostolado. Maria sabia que a bebida havia acabado, não por intuição, mas porque estava no casamento como quem serve, porque quem é servidor, quem doa a vida, quem se gasta por quem ama sempre sabe as necessidades do amado. Por isso, Maria é aquela que, mediante uma graça particular dada por Deus, conhece cada um de nós, pois somos seus filhos amados. Sua missão é interceder por nós, para que nunca falte o necessário para o seguimento de Cristo.

Nesse sentido, Ester é figura de Maria, enquanto mulher que usa da sua posição privilegiada, junto do Rei, para obter favores aos seus amados. Se é verdade que a beleza da Rainha Ester conseguiu alcançar o coração de um rei poderoso, obtendo, assim, a vida do seu povo (Est 7, 3), mais verdadeiro ainda é que diante da beleza, méritos e virtudes da puríssima Virgem Maria. Deus, que é incomparavelmente mais bondoso do que qualquer rei da história, se inclina a derramar as graças necessárias para que seus filhos sejam santos. Por isso, Maria é a medianeira de todas as graças e sua missão como intercessora, ainda que silenciosa, é querida por Deus para que sejamos alcançados pela graça. Tal como nos veio Jesus por intermédio do sim de Maria, também assim recebemos as graças para fazermos a vontade de Deus.

O Brasil é agraciado por ter como padroeira a Senhora da Conceição Aparecida. Ela, que é maior que Ester, não só deseja e reza para que sejamos uma nação católica – no sentido mais profundo da palavra –, mas, também, intercede para que, em nosso país, reine a concórdia, a justiça e a paz. Recorramos, pois, a virgem Maria, na esperança de que ela gere em nós o homem novo, capaz de construir uma sociedade restaurada pela força da Palavra de Deus. Assim como gerou o salvador (Ap 12, 1-5), seja ela para nós a medianeira da Vida verdadeira, para que reencontremos quotidianamente aquela alegria cristã e aquela vivência autêntica do nosso chamado a santidade. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.

Pastoral Vocacional