sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 6:39 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: 2º Domingo do Advento

Reflexão do Evangelho: 2º Domingo do Advento

Na liturgia deste Domingo, celebramos o segundo do tempo do Advento. Se no primeiro Domingo fomos convidados à vigilância na espera da vinda de Jesus Cristo, hoje somos convidados à conversão, ou seja, a colocarmo-nos de volta aos caminhos do Senhor. Dessa forma, com a Palavra de Deus, notamos, no Evangelho segundo São Marcos, as palavras do Profeta Isaías: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” (cf. Is 40,3; Mc 1,3). O evangelista relata que foi desse modo que a missão de João Batista deu-se ao clamar e pregar um batismo de conversão para o perdão dos pecados, anunciando a vinda d’Aquele que seria mais forte do que ele; se o profeta batizava com água, Aquele que depois dele viria batizaria com o Espírito Santo (Mc 1,4-5).

João Batista, o último dos profetas, é segundo Jesus, o maior entre os nascidos de mulher. Ele é o mensageiro que antes do Senhor veio para que Seu caminho fosse preparado e a sua vinda anunciada. A sua presença nesse tempo é um modelo para que nós, cristãos, sejamos consagrados a Deus de modo humilde, a fim de que em nosso tempo sejamos vozes de Deus no meio do seu povo, que mais do que nunca necessita de voltar os olhos e principalmente o coração aos caminhos da justiça, da paz e da vida em abundância.

Que, ouvindo a voz do Profeta, possamos pedir a Deus que tenhamos um coração contrito, buscando sempre nos reconciliarmos tanto com o Senhor quanto com as pessoas que nos rodeiam. Que cativemos sempre em nosso coração a busca pela conversão, a fim de que, confiantes na sua vinda gloriosa, clamemos, com as palavras do salmo, a Sua Bondade e Salvação (Sl 24) e, ouvindo a Sua ordem de consolar o seu povo (Is 40,1), preparemos o Seu caminho.

Pastoral Vocacional