sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 4:18 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaFesta de São José Operário

Festa de São José Operário

O Papa Francisco exercendo o seu múnus de pastor universal da Santa Igreja de Cristo, convocou para a Igreja Universal um ano dedicado a São José. Tal convocação nasce de um coração paternal de Francisco, no qual, o Papa quer levar os católicos a conhecer e reconhecer melhor a grandeza deste homem que teve uma missão única e indispensável, a saber: Ser pai adotivo de Jesus, cuidando de Maria Santíssima e do Menino.

No ano litúrgico, a Santa Igreja nos faz lembrar desse venerável homem em dois momentos singulares: No dia dezenove de março, na festa de São José, e no dia primeiro de maio, na memória de São José Operário. Tais eventos litúrgicos nos fazem recordar, como povo de Deus, deste homem que era rico em virtudes. Não podemos esquecer que São José sofreu quando aceitou tomar Maria como esposa, visto que, em sua aceitação veio diversas dificuldades, devido ao nascimento do Salvador. Nesse sentido, São José é o homem justo, obediente e fiel a Deus. Na sua obediência, deu ao Filho de Deus, a possibilidade de crescer em saúde, graça e sabedoria.

Caríssimos irmãos e irmãs, neste sábado celebramos com toda a Igreja este homem que é para nós venerável. Que ele recorra a Deus por nós, para que apreendamos a ouvir a voz do Pai Eterno, é assim estarmos dispostos, por uma obediência santa, a fazer a vontade de Deus para o bem de todos os homens.

De modo especial, recorramos a São José Operário, por todos os trabalhadores que passam dificuldades neste tempo atípico de pandemia, para que se mantenham firmes em seus empregos e tenham condições necessárias para zelar dos que são seus. Rezemos também pelas famílias que passam por dificuldades materiais e espirituais, para que, por intercessão de São José, possam passar pelas tribulações adversas da vida com coragem.

Queridos irmãos e irmãs diocesanos, vivamos este ano de graça com vivacidade e que a comunhão com os santos, de modo especial com São José, possa nos recordar que Deus se faz presente em nosso meio.

Glorioso São José, rogai por nós!

Sem. Fabrício Bessa Ferreira