sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 7:32 AM
InícioArtigosSolenidade de Santa Rita de Cássia – Padroeira da Diocese de Itumbiara

Solenidade de Santa Rita de Cássia – Padroeira da Diocese de Itumbiara

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje nos alegramos imensamente por celebrar, em comunhão com a Igreja Universal, Santa Rita de Cássia, Padroeira de nossa amada Diocese e tradicionalmente conhecida como Santa das Causas Impossíveis.

Santa Rita nasceu no ano de 1381 e morreu em 22 de maio de 1457, com 76 anos, em Cássia. Foi esposa, mãe e freira agostiniana. Diz a tradição que era uma mulher de muita fé e de oração. Viveu uma vida conjugal com muita dificuldade, devido aos maus hábitos da família e dos aspectos violentos do marido. Após o assassinato do marido, sofreu com os filhos que queriam vingar o pai. Para Rita era preferível que os filhos morressem do que derramassem sangue. Curiosamente fora o que aconteceu. Depois de estar sem marido e filhos, ela decide entrar no Mosteiro Agostiniano, por onde viveu por quarenta anos. Antes de sua morte, Rita desejava contemplar a beleza de uma rosa, que era impossível naquele período de inverno. Entretanto, por uma grande surpresa, apareceu na horta do Mosteiro uma belíssima rosa. O sofrimento vivido por Rita se assemelha ao de Cristo sofredor. Ela recebe como graça, na testa um estigma para evidenciar essa união. Pela sua vida de amor a Deus e de sofrimento, é carinhosamente tratada como a Santa das causas impossíveis, protetora dos doentes, das viúvas e das mães.

Queridos diocesanos, neste dia, que celebramos solenemente nossa Padroeira, peçamos a Deus que Ele nos dê a sabedoria da Cruz e a fortaleza de vida de que Santa Rita era enriquecida, para apreendermos, com Ela, a sofrer com Cristo as tribulações e dificuldades, e assim participemos de forma mais íntima no Mistério Pascal. Que ela rogue por nós e por nossa Diocese a Deus.

Sem. Fabrício Bessa Ferreira